Guia dos Dentes

Uso de creme dental infantil com flúor é aprovado desde o primeiro dentinho

Por Redação Doutíssima 27/04/2015

Por muito tempo, o creme dental infantil ideal era aquele livre de flúor. Para combater as cáries em crianças, todavia, o Conselho da American Dental Association indica que os pais devem escovar os dentes das crianças com creme dental com flúor assim que o primeiro dentinho aparecer. Esta nova orientação amplia o uso de creme dental com flúor para crianças pequenas.

Quais os riscos do uso de creme dental infantil com flúor?

Há algum tempo acreditava-se que o uso de creme dental infantil com flúor era prejudicial à saúde bucal. É que, quando ingerido em excesso, o flúor causa uma doença chamada fluorose, capaz de gerar uma descoloração no esmalte dos dentes.

 

Recentes pesquisas, porém, modificaram essa orientação. Descobriu-se que, ao contrário do que se acreditava, pequenas quantidades de creme dental infantil não são ofensivas aos pequenos e, além disso, são bastante eficazes na prevenção de cáries.

 

“Por mais de 50 anos, a American Dental Association recomendou aos pacientes que usassem pasta dental com flúor para prevenir cáries, e uma revisão científica demonstrou que isso é uma verdade para todas as idades”, indicou Edmond Truelove, do Conselho de Assuntos Científicos da associação.

creme dental infantil

Pesquisas mostram que pequenas quantidades de creme dental infantil são benéficas. Foto: iStock, Getty Images

É possível usar com segurança creme dental infantil com flúor?

De acordo com as novas recomendações da American Dental Association, os pais não devem aguardar a criança completar dois anos para começarem a escovar seus dentes com creme dental infantil com flúor. Eles devem começar a usá-la desde o nascimento do primeiro dente.

 

As diretrizes indicam que, nos primeiros dentes, até os dois anos, deve ser usada uma quantidade pequena, equivalente a de um grão de arroz. Dos três até os seis anos, a quantidade deve ser do tamanho de uma ervilha.

 

Além disso, os pais devem alertar seus filhos de que eles devem cuspir o excesso de creme dental na boca assim que possível. Isso ajuda a prevenir a ocorrência de fluorose, bem como garante um uso seguro do creme dental infantil com flúor.

 

Cáries, um grande problema

Uma das grandes motivações para as pesquisas que permitiram essa mudança de orientação é o fato de que as crianças americanas estão apresentando muitas cáries.

 

“Aproximadamente 25% das crianças têm ou teve cáries antes de ingressar no jardim de infância, então é importante dar um aconselhamento aos que cuidam delas sobre o uso apropriado do creme dental com flúor, para ajudar a prevenir o desenvolvimento de cáries”, disse Edmond Truelove.

 

De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, a cárie dentária é uma das principais doenças crônicas na infância, afetando mais de 16 milhões de crianças americanas. Além disso, elas fazem com que as crianças dos Estados Unidos percam 51 milhões de horas escolares por ano e seus pais outras 25 milhões de horas de trabalho nesse mesmo período.

 

Além disso, os dados indicam que as cáries dentárias afetam crianças em situação econômica menos favorável. Essas crianças possuem quase o dobro de cáries dentárias que não foram tratadas, se comparadas com a população em geral.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!