Clínica Geral

Vick Vaporub contra caspa? Veja 5 utilidades secretas desse produto

Por Redação Doutíssima 27/04/2015

Talvez você nem faça ideia, mas aquele potinho de Vick Vaporub, guardado para combater problemas respiratórios, pode ser a solução para muitos outros problemas de saúde.

 

Conheça cinco utilidades do Vick Vaporub e também os cuidados que você deve ter para não criar ou agravar outras situações de saúde.

Vick Vaporub tem a indicação contra tosse, gripes e resfriados. No mercado desde 1885, é um dos medicamentos mais populares do mundo para desobstruir as vias respiratórias. Sua composição é uma combinação de mentol, cânfora e óleo de eucalipto, ingredientes que relaxam as estruturas envolvidas em resfriados.

vick vaporub

Produto para problemas respiratórios é usado popularmente nos pés para curar a tosse. Foto: Shutterstock

Vick Vaporub para caspa

Por ser um medicamento que está no mercado há mais de 100 anos, é natural que acidentalmente, novas utilidades sejam descobertas para o produto. E é ai que o Vick Vaporub entra para combater a caspa e a seborreia.

 

Quem sofre desse mal, popularmente, usa a mistura de duas formas: a primeira é aplicar no couro cabelo e deixar agir por 30 minutos e enxaguar, cuidando para não ser inalado ou mesmo absorvido pelos olhos.

Há relatos que se você apenas enxaguar os cabelos em uma mistura do produto e óleo mineral, o problema estará resolvido.

Outros benefícios do Vick Vaporub

Alguns dos usos possuem comprovação cientifica, porém, a maioria está inserida nas experiências dos usuários que, até hoje, recomendam o produto para males corriqueiros.

1. Micose de unha

Em 2006, um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan resolveu testar a eficácia do produto para o combate à micose de unha. O resultado foi que dos 85 casos da patologia, 32 foram curados. O melhor de tudo é que a taxa de cura é a mesma de medicamentos para fungos. Então, funciona mesmo.

2. Curar a tosse pelos pés

A razão não é explicada cientificamente porém, na cultura popular, colocar o produto na planta dos pés, além de trazer alivio para os membros, age muito mais rápido contra a gripe e a tosse. A recomendação é que seja aplicado na palma dos pés antes de dormir.

3. Para repelir mosquitos

O creme não só alivia a coceira provocada por mosquitos e pernilongos, como os repele. Isso por conta das propriedades do óleo de eucalipto que o produto possui em sua formulação.

4. Para secar acne

Para essa dica, o melhor é consultar um dermatologista. Isso porque existem cerca de 12 tipos de acnes e, conforme for a sua, o efeito pode ser inócuo ou, na pior das hipóteses, agravar a situação. Mas, comumente, se aplicado sobre a acne, o creme ajuda a secar e o que é melhor: sem manchas.

Contraindicações do produto

Todo milagre tem seus limites. A embalagem é clara quanto a proibição do uso do produto em crianças com menos de dois anos e, para as que tem entre dois e seis  anos, só com recomendação médica, porém muitos pais ignoram o aviso.

Um estudo presente na publicação norte-americana Chest alerta para os perigos de não observar as recomendações do Vick Vaporub. Em crianças pequenas, estimula a produção de muco e inflama as vias aéreas.

Para obter efeito mais rápido, algumas pessoas colocam no interior do nariz, o que é altamente perigoso em qualquer idade.

 

Inalar o produto é extremamente tóxico. Se for aplicado constantemente sobre a pele, pode causar dermatite, portanto, use com moderação.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!