Gestante

Confira dicas para amenizar a cicatriz de cesárea

Por Redação Doutíssima 28/04/2015

Uma cicatriz de cesárea normalmente é a única coisa desagradável que temos para relembrar desse momento único que é a chegada de um filho. E não é à toa que, no Brasil, a maioria das mulheres tem uma de recordação, afinal, somos recordistas nesse tipo de parto.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, no máximo, 15% dos partos em cesarianas. No Brasil, o índice é de 52%, e pula para 88% na rede privada. Os dados são do Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento, pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde em 2012.

cicatriz de cesarea

O repouso e a alimentação são fatores importantes na cicatrização de uma cesárea. Foto:iStock, Getty Images

Como cuidar da cicatriz de cesárea

Se faz parte desse percentual, precisa ter cuidados para ter uma recuperação estética rápida e segura, e também para que a cicatrização do corte não represente um problema de saúde.

O corte da cesárea é feito na região do baixo ventre, horizontalmente um pouco abaixo da marca do biquíni. Os pontos são retirados em média até dez dias depois. A cicatrização da pele dura entre 10 a 14 dias, mas o processo de amadurecimento da cicatriz pode levar até dois anos.

A região da cicatriz de cesárea deve ser observada constantemente, e se notar vermelhidão ou sensação de calor no corte, líquido vazando ou febre, ainda que pareça que está cicatrizando bem, procure um médico.

Como evitar problemas com cicatriz de cesárea

Para evitar problemas com a cicatriz de cesárea, separamos algumas dicas que podem ser bastante úteis.

1. Repouso é primordial

Especialmente nas primeiras semanas, importantes para a cicatrização. As complicações por esforços físicos levam a aberturas parciais ou totais do corte, causando defeitos estéticos e facilitando a formação de cicatriz hipertrófica ou com queloide.

2. Higiene

A higiene deve ser feita com água e sabão, e o local deve ser bem seco. Uma dica é usar o vento frio do secador de cabelo.

3. Alimentação

Beba muita água e alimente-se de muita fibra. Coma fruta, legumes e alimentos pouco gordurosos, que auxiliam no processo de cicatrização.

4. Tira de silicone

A tira de silicone permite a hidratação da pele, já que na cicatriz de cesárea não há mais glândulas sebáceas, responsáveis pelo processo natural de hidratação.

5. Depilação

A depilação na cicatriz de cesárea deve esperar até 60 dias se for feita com cera, nos casos em que não há complicações do corte. Se for com lâmina, com cuidado, pode ser feita até um pouco antes

Pesquisa da OMS

A pesquisa da OMS acompanhou 23,8 mil mulheres em maternidades públicas, privadas e mistas no país. Apurou que 28% começam o pré-natal querendo cesárea (a média mundial é de 10%). Cerca de 30% não desejaram a gravidez, 2,3% tentaram interromper e 60% iniciaram o pré-natal após a 12ª semana.

Do total de gestantes, 19% eram adolescentes, e dessas, 42% fizeram cesárea, ficando expostas a mais riscos nas gestações futuras. O fato de já ter feito uma cesárea é um dos argumentos para repetir a dose, em uma gestação futura.

Saiba que uma cesárea é necessária quando há o sofrimento fetal; quando o bebê está atravessado ou sentado no trabalho de parto; em estados de hemorragias maternas; em mães portadora do HIV; para não infectar o bebê quando a mãe tem herpes genital com lesão ativa; ou quando o cordão sai antes do bebê.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!