Gestante > Gravidez e Filhos

Entenda o uso da anestesia peridural para o parto

Por Redação Doutíssima 28/04/2015

Para a maioria das mulheres, a gravidez é uma época cheia de expectativas e incertezas. Muitas delas, que vão surgindo ao longo da gestação, ficam em torno do parto: cesariana ou normal? Seja qual for a sua decisão, é importante saber um pouco mais sobre as anestesias utilizadas nos procedimentos, que são basicamente três: peridural, a raquianestesia ou o duplo bloqueio.

Conheça a anestesia peridural

De acordo com informações de especialista do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, o procedimento é considerado como uma aplicação mais superficial quando comparada a raquidiana e ao duplo-bloqueio.

peridural

Anestesia peridural gera efeito imediado em 90% das mulheres no parto. Foto: iStock, Getty Images

A anestesia peridural pode ser uma opção quando a gestante já se encontra em trabalho de parto. O procedimento consiste na introdução de uma agulha entre a terceira e a quarta vértebra, que alcança até a dura-máter, membrana anterior ao liquor.

Quando a agulha alcança a dura-máter, o anestesista a retira e introduz um catéter para que, aos poucos, o medicamento anestésico seja levado nas doses estipuladas pelo médico responsável pelo parto.

Nesse processo, a mulher perde a sensibilidade para a dor, porém continua tendo o controle sobre os seus movimentos da cintura para baixo. Dessa forma, a futura mamãe consegue ajudar no nascimento do seu filho.

Efeitos da anestesia peridural no organismo

Na anestesia peridural, o medicamento injetado pelo procedimento chega até os nervos que conduzem impulsos de dor. Nesse momento, o anestésico bloqueia o canal na célula por onde o sódio transmite sinais (ou mensagens) de dor através de correntes elétricas.

Assim, a gestante não sente a dor ocasionada pelos esforços e demais procedimentos que acontecem durante o parto.

Veja a seguir prós e contras da anestesia peridural:

Vantagens

 

– 90% das mulheres deixa de sentir dor assim que ela é aplicada

 

– A parturiente fica consciente

 

– A anestesia ajuda a controlar a pressão arterial.

Desvantagens

 

– Pode provocar tremores e febre

 

– Algumas mulheres sentem dificuldade para fazer xixi após a anestesia peridural

 

– A parturiente pode ficar anestesiada da cintura para baixo apenas de um lado.

No momento em que o anestesista está injetando o líquido, é essencial que a gestante fique imóvel.

Concentre-se na sua respiração. Fique deitada de lado ou sente-se na cama como se estive muito cansada, fazendo uma “corcunda”. Essa posição aumenta o espaçamento entre as vértebras e facilita o trabalho do anestesista.

A anestesia raquidiana e o duplo-bloqueio

A anestesia raquidiana segue o mesmo procedimento da peridural, porém ela é indicada para a cesariana e alcança o liquor, membrana após a dura-máter. É utilizado uma quantidade menor de anestésico e a parturiente perde completamente os movimento da cintura para baixo.

Já a anestesia de duplo-bloqueio é a combinação das duas anestesias citadas, mas com algumas diferenças. O efeito dessa técnica é imediato, ou seja, a gestante para de sentir as contrações imediatamente.

É importante que a futura mamãe esteja ciente que a aplicação da anestesia é feita de acordo com a sua tolerância de dor. Ou seja, é ela que informa quando não está aguentando as dores provocadas pelo trabalho de parto. Nessa hora, não hesite em solicitar a anestesia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!