Cabelos

Hidratação com ovo é opção para cuidar dos cabelos

Por Redação Doutíssima 28/04/2015

Fios de cabelo saudáveis e brilhantes fazem as mulheres se sentirem lindas. Mas nem sempre conquistar madeixas perfeitas é fácil. Para hidratar os fios, além de cremes e máscaras de hidratação, é possível contar com algumas receitinhas caseiras: a hidratação com ovo é uma delas.

O ovo é benéfico por ser rico em proteínas, vitaminas e ácidos graxos. Além disso, gema pode nutrir o couro cabeludo, deixando os fios mais bonitos. A abundância em vitaminas A, D e E ajuda a evitar a queda de cabelo e ainda contribui para o crescimento saudável dos fios.

hidratacao-com-ovo

O ovo contém proteínas que ajudam a regenerar os cabelos. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer a hidratação com ovo

O ovo pode auxiliar na reposição de proteínas capilares de várias maneiras. É possível aplicá-lo diretamente no cabelo, ou investir em receitas caseiras que ajudam a potencializar os seus benefícios, combinando também ingredientes adicionais. Confira a seguir três opções:

1. Hidratação com ovo puro

Essa é a hidratação mais simples, mas que ajuda a garantir a restauração dos fios. É ótima para quem está com cabelo ressecado e quer se livrar do frizz.

Você vai precisar de dois ou três ovos (dependendo do volume de cabelo). A receita consiste em coar as gemas para aplicá-las nos cabelos úmidos, após a lavagem, usando somente shampoo. É só deixar agir por 15 minutos e enxaguar.

2. Hidratação com ovo, iogurte e azeite de oliva

Perfeita para deixar os cabelos macios, essa receita combina os ingredientes do ovo, do iogurte natural e do azeite de oliva para hidratar os fios. Você vai precisar de:

– 2 gemas de ovo coadas

 

– 1 colher de sopa de iogurte natural

 

– 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem.

Para fazer a máscara, é só misturar todos os ingredientes. Depois, o correto é aplicar a mistura nos cabelos úmidos, após lavar os fios somente com shampoo.

É importante deixar os ingredientes agirem nos fios por cerca de 20 minutos, usando uma touca laminada. Por fim, é só enxaguar com água morna.

3. Hidratação com ovo, mel e iogurte

Ideal para controlar os fios rebeldes e hidratar as madeixas, essa receita combina as propriedades do ovo e do mel para tratar os cabelos. Para fazê-la, você vai precisar de:

– 3 gemas de ovo coadas

 

– 1 pote de iogurte natural

 

– 2 colheres de mel.

A máscara de hidratação consiste na mistura de todos os ingredientes e deve ser aplicada após a lavagem dos fios. Com o cabelo úmido, é preciso colocar a mistura no comprimento dos fios (não no couro cabeludo), massageando mecha por mecha. Após deixar agir por 15 minutos, é só enxaguar com água morna.

 

hidratação com ovo 

Cuidados na hidratação com ovo

A hidratação com ovo deve ser feita uma vez por semana, não mais que isso. Aplicar em excesso esse ingrediente nunca é bom, até porque os fios podem acabar ficando com um odor desagradável.

É interessante também variar nas receitas: não usar sempre o ovo puro, por exemplo. Também é preciso ficar atenta à temperatura da água na hora de enxaguar os fios: não use água muito quente, afinal, ninguém quer o ovo “fritando” na cabeça.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!