Pele

Óleo de cacto pode hidratar a sua pele

Por Redação Doutíssima 28/04/2015

Os óleos hidratantes não são nenhuma novidade para as mulheres que gostam de manter a sua pele sempre muito bem cuidada. O óleo de Argan é um dos mais usados para hidratar a pele e o cabelo, mas o óleo de semente de cacto, também conhecido como semente de figo da Índia, chegou para disputar a preferência das mulheres.

O extrato de cacto é rico em potássio, além de apresentar os mesmos componentes, mas em doses maiores que o óleo de Argan. Não se pode esquecer que o potássio desempenha uma importante função ao manter o equilíbrio de água no interior da célula, mas é eliminado na transpiração. Portanto, esse óleo ajuda na reposição do potássio e, assim, mantém a pele hidratada.

cacto

Óleo de semente de cacto é usado para hidratar a pele. Foto: iStock, Getty Images

Causas de desidratação da pele

A derme é a camada intermediária da pele e é nessa região onde se concentra 70% das reservas de água. Porém, não é com essa região que realmente estamos preocupados quando se fala em pele desidratada. A preocupação surge quando a hipoderme, camada mais profunda da pele, que contém de 13 a 15% do total de água, fica com níveis abaixo de 10%. A pele só chega nesse ponto quando a barreira cutânea enfraquece e o corpo não consegue reter mais a água.

Você sabe quais são as causas para a sua pele ficar desidratada? Não? Pois deveria. Especialistas apontam que as principais causas para a pele ficar ressecada são os banhos quentes e prolongados, banhos de piscina, baixa umidade do ar, temperaturas elevadas e produtos abrasivos.

O ressecamento da pele prejudica a função de proteção química que a derme exerce através de secreções sudorípara e sebácea. A preocupação com a pele não é fundamentada apenas na beleza física, essas medidas são necessárias para mantê-la saudável.

Óleo de cacto hidrata por até 24 horas

É por esses motivos que o óleo de semente de cacto tem conquistado tantos adeptos. O óleo de semente de figo da Índia mantém o corpo hidratado por até 24 horas. Recomenda-se aplicar o óleo de cacto durante a noite e somente após fazer a limpeza da pele.

O óleo de cacto garante uma pele mais jovem, firme, tonificada e reduz os danos ao colágeno. É importante ressaltar que esse produto, por ser mais leve, é melhor absorvido pela pele, garantindo dessa forma uma maior hidratação que o óleo de Argan.

Aposte no óleo de cacto no inverno

Segundo especialistas, é no inverno que a pele mais sofre. O clima mais seco favorece o ressecamento da pele devido as baixas temperaturas, a umidade e os ventos frios que agridem a pele todos os dias. Quando a pele está ressecada ou desidratada, o indivíduo fica mais propenso ao aparecimento de doenças na pele, como dermatite irritativa.

Além de optar pelo óleo de cacto para manter a pele saudável, é importante ficar atenta a alimentação e consumo de água. Todos esses fatores contribuem para o aspecto da pele.

Se você notar qualquer alteração na sua pele, como coceiras, procure o seu dermatologista para que o caso seja estudado mais afundo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!