Clínica Geral

Conheça os sintomas do diabetes e saiba lidar com eles

Por Redação Doutíssima 29/04/2015

O diabetes é uma doença crônica, mas que dá poucos sinais em sua fase inicial, o que leva muita gente ainda a ignorá-la. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, os sintomas do diabetes podem passar despercebidos para mais da metade dos portadores da doença. Nos países em desenvolvimento, esse percentual se aproxima de 80%.

É por essa razão que pessoas que integram os grupos de risco devem monitorar sua saúde de forma frequente. O Diabetes Mellitus é causado pela falta ou má absorção de insulina, hormônio cuja função é transformar glicose em energia. Quanto antes for descoberto, melhor será a qualidade do vida de quem possui a doença.

sintomas-do-diabetes

Diabetes é doença crônica que está na rotina de 13 milhões de brasileiros. Foto: iStock, Getty Images

Os diabetes no Brasil

Cerca de 13 milhões de pessoas sofrem de diabetes no Brasil, conforme dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Ainda segundo a entidade, 41% toma medicamentos, 29% faz dieta, 23% não têm tratamento e 7% são dependentes de insulina.

A doença é um dos principais fatores de risco para infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e entupimento das artérias, especialmente das pernas e pés, além de formação de aneurismas. Quando se instala, também pode acarretar pressão alta e colesterol elevado.

Por ser uma patologia pouco sintomática, exames regulares e a atenção ao corpo para identificar possíveis sintomas do diabetes são importantes. O diagnóstico precoce pode evitar complicações.

Entre os fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento da doença estão a obesidade, inclusive a infantil, a hereditariedade, a falta de atividade física regular, a hipertensão, os níveis altos de colesterol e triglicérides, o uso de medicamentos, como os à base de cortisona e estresse emocional.

Conheça os sintomas do diabetes

Ainda que os sinais emitidos pela doença sejam raros em sua fase inicial, é preciso ter atenção. Conheça os principais sintomas do diabetes e procure um médico tão logo perceba algum deles.

– Urinar excessivamente é um dos principais sintomas do diabetes, inclusive acordando diversas vezes à noite para ir ao banheiro

– Sede excessiva

– Aumento do apetite

– Perda de peso. Importante observar que nas pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo quando há alimentação excessiva

– Cansaço e impotência sexual

– Vista embaçada ou turvação visual

– Infecções frequentes, especialmente as de pele

– Infecções fúngicas na pele e nas unhas

– Distúrbios cardíacos e renais.

No diabetes tipo 2, os sintomas vão se instalando gradativamente. Por isso, às vezes, a pessoa nem percebe. No diabetes tipo 1, o desenvolvimento é mais rápido, principalmente com o o excesso de urina, a sede excessiva e o emagrecimento. Nesse caso, a demora no diagnóstico pode levar o paciente a sofrer graves consequências.

Para lidar melhor com os sintomas do diabetes

Se não pode vencer o diabetes, deve tentar controlar o inimigo. Para isso, algumas dicas são bastante importantes. Veja o que fazer:

– Beba 2 litros de água diariamente

– Faça de 5 a 6 refeições por dia, reduzindo a quantidade de alimentos ingeridos, o que também vai ajudar a controlar o peso

– Dê preferência a alimentos ricos em fibra, como legumes, frutas e verduras

– Pratique um exercício físico aeróbico em pelo menos 30 minutos diários

– Observe seu corpo, especialmente pés e joelhos. Procure possíveis lesões

– Tenha nos bolsos sempre uma bala, para utilizar em casos de hipoglicemia.

O diabetes pode ser fruto do excesso de peso e da má alimentação. Por isso, é importante a mudança de hábitos, a perda de peso e a consulta regular ao médico para controlar outros problemas que possam surgir.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!