Pele

Garanta a selfie perfeita: 5 cuidados com a pele do rosto

Por Redação Doutíssima 29/04/2015

O rosto é o nosso cartão de visitas. Geralmente é a primeira parte do corpo que alguém percebe quando nos conhece e é a que fica na memória. Por isso, uma aparência saudável e bonita exige cuidados com a pele do rosto para causar boa impressão.

Com as selfies em alta, um rosto bonito, saudável e bem cuidado faz ainda mais diferença. Afinal, você está se fotografando para dividir estas imagens com amigos, conhecidos e com todos que têm acesso ao seu perfil em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram.

Por que ter uma rotina de cuidados com a pele do rosto?

Mesmo que você não seja adepto das selfies, ter cuidados com a pele do rosto é ter atenção com você mesmo. O rosto é capaz de transmitir nossos sentimentos, nossas felicidades, nossas tristezas para o mundo externo. Também é para onde olhamos quando conversamos com alguém.

Uma aparência agradável facilita muito as relações sociais e o rosto está incluído nesta relação. Quanto mais cuidados com a pele do rosto, maior a sua probabilidade de uma pele saudável e um visual que cause interesse nas pessoas.

 

cuidados com a pele do rosto

Cuidados com a pele do rosto devem ser incluídos na rotina de toda mulher. Foto: iStock, Getty Images

Os principais cuidados com a pele do rosto

Separamos cinco cuidados com a pele do rosto que você pode ter em casa e, assim, garantir uma cútis linda em cada selfie.

1. Use protetor solar

Este passo pode parecer aquelas recomendações de mãe cautelosa, mas o uso do protetor solar é fundamental para prevenir doenças como câncer e o envelhecimento precoce da pele. Além disso, o creme com fator de proteção UV previne o aparecimento de manchas que podem comprometer a aparência uniforme da pele do rosto.

2. Limpe

A pele, principalmente a da face, absorve muitas sujeiras (como a poluição) que podem causar o aparecimento de cravos, espinhas e irritações. A pele precisa ser limpa com sabonete específico para o rosto ao menos uma vez por dia para que as sujeiras sejam removidas.

3. Hidrate

Mesmo a pele oleosa precisa de hidratação. Ao limpar o rosto você não remove somente a sujeira, junto com ela vai embora o óleo produzido pela própria pele que contém nutrientes essenciais para a manutenção da elasticidade e do viço. A hidratação deve ser feita ao menos duas vezes por dia.

 

Para melhores resultados, procure produtos que atendam às necessidades da sua pele. Seca, oleosa, sensível: existem diversos produtos feitos especificamente para que cada tipo possa manter uma rotina de cuidados com a pele do rosto.

4. Esfolie

A esfoliação é uma limpeza mais profunda que remove melhor as sujeiras que se acumulam no rosto no dia a dia. O procedimento pode ser feito em casa, no máximo uma vez por semana, ou com um profissional. A versão profissional é mais potente, removendo impurezas e promovendo ainda mais a renovação das células. Neste caso, a indicação é que se faça a esfoliação uma vez a cada dois meses.

5. Trate

Muito da sua aparência tem a ver com a rotina de cuidados com a pele do rosto. Estes passos sugeridos aqui devem ser iniciados na juventude para garantir um visual jovial e saudável com o passar dos anos.

 

Para quem já tem algumas imperfeições que causam desconforto, o ideal é tratar. Para isto, é preciso procurar um dermatologista que vai avaliar o seu caso e identificar quais os possíveis tratamentos. Visitas anuais a um profissional especializado podem trazer benefícios na prevenção do aparecimento de imperfeições.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!