Motivação

Incentivo desde cedo: veja clássicos da literatura infantil

Por Redação Doutíssima 29/04/2015

Mais do que o domínio da palavra e da escrita, o convívio com a literatura infantil favorece o desenvolvimento afetivo e emocional da criança, por isso deve ser algo que faça parte da rotina dos pequenos. A afirmação é da coordenadora do curso Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo (RS) Juracy Saraiva.

A criança, diz Juracy, precisa vivenciar a fantasia que lhe chega através dos livros para que possa amadurecer, enfrentar os problemas para os quais não têm resposta. “Essa fantasia que chega com a literatura infantil vai responder a perguntas fundamentais para o crescimento da criança, como ‘quem sou’, e ‘o que me é permitido fazer’”, afirma.

Esse contexto é ilustrado por ela ao citar a reflexão sobre a morte. “Hoje os livros de literatura infantil abordam temas como esse de modo que a criança assimile a realidade”, explica.

literatura infantil

Hábito da leitura deve ser incentivado desde muito cedo nas crianças. Foto: iStock, Getty Images

O estímulo à literatura infantil

Muitos pais até entendem essa importância da literatura infantil na formação da criança. Mas, a dúvida é como fazer? Onde está responsabilidade da família e a da escola? Aqui, como em todas as áreas da vida, o que vale é o exemplo dado em casa. “São os pais os primeiros a estimularem o hábito da leitura em seus filhos”, enfatiza a professora.

Esse estímulo começa quando a mãe embala a criança ainda na barriga com canções de ninar. Segue com as narrativas para o bebê dormir e daí por diante. Mais tarde, o adulto deve contar as histórias para a criança, que logo vai seguir seu exemplo e “inventar” as histórias com base nas ilustrações, já que ainda não lê.

“Esse é um processo natural, ocorre a partir do exemplo, não tem outra forma”, reforça a professora. Por isso, não é função somente da escola fazer com que os pequenos gostem de ler. Na escola, será dada continuidade ao que se planta em casa. Segundo Juracy, é importante que os pais leiam os livros que seus filhos estão lendo ou vão ler, para que haja interação e troca de ideias.

 

Confira 5 clássicos da literatura infantil

Selecionamos obras clássicas da literatura infantil de acordo com a faixa etária para você ler com seu pequeno:

1. Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato (de 8 a 11 anos)

literatura infantil

Aventuras do Sítio do Pica Pau Amarelo foram parar na televisão brasileira. Foto: Reprodução, Rede Globo

Este clássico continua mais atual do que nunca e originou a série de televisão o Sítio do Pica Pau Amarelo. A narrativa apresenta as aventuras de Emília, Pedrinho e Narizinho, Visconde de Sabugosa, Tia Anastácia e Dona Benta.

2. Pinóquio, de Carlo Collodi (a partir dos 7 anos)

Boneco de madeira que ganhou vida, Pinóquio é adorado pelas crianças. Foto: Reprodução, Disney

Boneco de madeira que ganhou vida, Pinóquio é adorado pelas crianças. Foto: Reprodução, Disney

Escrita no final do século 19, é a história do boneco que ganha vida. Pinóquio vive se metendo em confusões e, cada vez que mente, seu nariz cresce. É uma narrativa divertida, cheia de lições de moral.

 

3. Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (entre 8 e 12 anos)

literatura infantil

História de Alice no País das Maravilhas virou filme e é uma das mais famosas. Foto: Reprodução, Disney

É a história da menina que decidiu seguir um coelho que estava muito atrasado. Então, ela cai em um grande buraco, o caminho para o País das Maravilhas, um lugar habitado por criaturas mágicas.

 

4. O Menino Maluquinho, de Ziraldo (a partir de 8 anos) –

Personagem criado por Ziraldo, Menino Maluquinho faz sucesso com a garotada. Foto: Reprodução, Menino Maluquinho Website

Personagem criado por Ziraldo, Menino Maluquinho faz sucesso com a garotada. Foto: Reprodução, Menino Maluquinho Website

Esta é a história de um menino muito travesso e arteiro, que vive sua juventude rodeado de amigos e parceiros de traquinagens. Lançado em 1980, conta a doce relação de amizade entre os pequenos.


5. Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias, de Ruth Rocha (a partir de 6 anos)

literatura infantil

Livro Marcelo, Marmelo, Martelo reúne várias histórias para a garotada. Foto: Reproduççao, Ruth Rocha

O incrível universo infantil é reunido aqui em várias histórias, que encantam crianças e adultos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!