Qualidade de vida > Slider Home

Técnicas de PNL ajudam a otimizar o desempenho no trabalho

Por Redação Doutíssima 29/04/2015

Você já ouviu falar na técnica de programação neurolinguística, a famosa PNL? Trata-se de um método que vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo, e que tem revolucionado a vida de muitas pessoas. Basicamente, ela consegue estabelecer uma relação entre o que pensamos, como organizamos nossas ideias e como as comunicamos.

 

“A PNL pode trazer importantes ferramentas ao trabalho de terapeutas, psicólogos, coaching, educadores, líderes, profissionais de vendas, e em geral, todos os que de uma forma ou de outra lidam com seres humanos e buscam qualidade de vida”, exemplifica a especialista Andrea Reuter, administradora e advogada que atua há 20 anos com desenvolvimento de pessoas e empresas.

 

A técnica surgiu através de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, na década de 1970. Foi fruto da colaboração do matemático Richard Bandler, do terapeuta e conhecedor de informática Gestalt, e do linguista especializado em gramática transformacional John Grinder.

 

“É um novo estudo e uma forma de arte que nos oferece ferramentas para entender e organizar a fantástica e bela complexidade de nosso pensamento e comunicação”, explica a especialista.

PNL

Técnicas de PNL chamadas de associação e dissociação são usadas no trabalho. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona a PNL?

De acordo com Andrea Reuter, é mais fácil entender o que é a PNL quando separamos os três termos que compõem seu significado: programação, neuro e linguística.

 

Segundo a especialista, a programação é a organização de ideias, a busca de resultados e codificação das experiências. Neuro são os cinco sentidos – visão, audição, tato, olfato, paladar – que agem como filtros de estímulos.

A linguística é nossa linguagem verbal e não verbal, ou seja, a expressão do que somos e pensamos. A partir daí, não é difícil entender o funcionamento da técnica.

“Como a PNL funciona? Identificando e reprogramando nossos padrões mentais que não são saudáveis, ou que nos trazem resultados indesejados”, explica Andrea.

 

Em que campos é possível aplicar a PNL?

Basicamente, a técnica pode ser aplicada em todos os campos da vida de um ser humano que busca mais qualidade de vida. Relacionamentos interpessoais, relações de trabalho e profissionais, todos são beneficiadas por quem segue o método.

 

“Quando estamos tristes (pensamentos), o normal é estar com o corpo encurvado, os ombros caídos. Se estamos indo para uma reunião, por exemplo, não devemos ir com cara de tristeza”, exemplifica Andrea.

Segundo a especialista, a solução pode ser alterar a nossa postura, manter a coluna ereta e os ombros esguios. Esses fatores físicos, automaticamente, fazem o pensamento de tristeza desaparecer – pois o corpo e a mente formam um só sistema.

É possível começar por conta própria?

Quem deseja obter os benefícios da PNL deve procurar um especialista, mas segundo Andrea Reuter, algumas técnicas estão disponíveis na internet e você pode começar a revolucionar sua vida. Uma dessas técnicas é a de “crenças”.

 

“A crença pode ser definida como um estado mental que define as regras pelas quais vivemos. Devemos eliminar as crenças negativas e sabotadoras. Para eliminá-las, é preciso acreditar que tudo é possível”, explica a especialista.

 

Como aplicar a PNL no ambiente de trabalho?

De modo geral, Andrea informa que duas técnicas de PNL podem ser usadas para melhorar o desempenho profissional: a associação e a dissociação. A associação é muito utilizada quando precisamos nos concentrar em uma determinada atividade, sem dispersar, para não comprometer o resultado. “Eu a alcanço quando, de forma consciente, eu me proponho a ficar imerso na própria experiência, sentindo todas as emoções como se realmente estivesse vivendo a situação. Eu realmente participo dela”, diz.

 

Já a dissociação é aplicada quando a pessoa não precisa se envolver emocionalmente em uma situação. Por exemplo, um terapeuta que lida com momentos de forte emoção, se ele não dissociar, vai chorar, se comover  e isso pode comprometer o seu trabalho. “Neste caso, de forma consciente, eu me ponho vendo a situação de fora, na posição de observador, é como ver um filme”, compara Andrea, ressaltando que com o tempo essas técnicas passam a ser usadas de forma natural no dia a dia.

 

Há ainda outra forma de aplicar a PNL, o “círculo de excelência”, que nada mais é do que um exercício que age sobre o estado interno e favorece o resultado desejado. “Permite a você obter recursos ou sensações positivas de confiança originados no passado e voltar a experimentá-los, transferindo-os de onde aconteceram em sua vida, para a situação futura que você quer obter resultados positivos”, completa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!