Receitas

Sopa de cebola: aprenda a fazer e veja razões para consumir

Por Redação Doutíssima 29/04/2015

Na cozinha francesa, a sopa de cebola é tradicionalmente uma das iguarias mais apreciadas. E não é para menos: além de seu sabor incomparável, a cebola tem propriedades fantásticas na ação sobre a saúde, capaz de ajudar na prevenção de doenças.

Imagine um prato delicioso, com um alimento capaz de auxiliar no funcionamento dos rins, no tratamento de doenças do fígado e vesícula biliar, na eliminação de gases, no estímulo da atividade gástrica, no tratamento do diabetes, na desintoxicação do organismo, na produção do bom colesterol (HDL) e cheio de vitamina C.

sopa-de-cebola

Sopa feita à base de cebola é opção nutritiva e com benefícios para a saúde. Foto: Shutterstock

Para os dias mais fresquinhos, não tem pedida melhor do que uma bela sopa de cebola. Deu água na boca? Então, vamos para a cozinha. Mas atenção: avalie qual receita é mais adequada ao seu paladar.

Atente para o percentual calórico que você quer, uma vez que molhos, condimentos, azeite, sal e queijos podem transformar seu prato numa junção de calorias.

Se essa for a sua preocupação, a sopa de cebola light é boa pedida. Já se calorias não são problema, experimente a sopa de cebola gratinada, uma variação da tradicional sopa francesa.

Sopa de cebola light

Ingredientes:

– 5 cebolas grandes picadas;

– ½ litro de água

– 1 cubo de caldo de carne light

– 1 talo de cebolinha picada bem fina.

Modo de preparo:

Leve ao fogo as cebolas, o caldo de carne e a água e deixe cozinhar até que as cebolas fiquem macias. Depois bata no liquidificador até obter um creme homogêneo.

Leve o creme novamente ao fogo, deixando ferver até que reduza à quantia de sua preferência. Salpique a cebolinha e sirva imediatamente. Rende seis porções, cada uma com 32 calorias, aproximadamente.

Se preferir, acrescente à sua sopa de cebola, legumes de sua preferência. Se quiser, também pode congelar. Para isso, coloque em potes identificados com a data na qual foi feita.

 

sopa de cebola 

Sopa de cebola gratinada

Ingredientes:

– 2 colheres (sopa) de manteiga

– 1 colher (sopa) de óleo de soja

– 2 cebolas médias fatiadas o mais fino que você puder

– 2 batatas picadas

– 1 litro de caldo de legumes

– 1 xícara de molho béchamel

– Sal, noz-moscada e pimenta do reino de acordo com seu gosto

– Croutons de pão (pedacinhos de pão torrado)

– 1 xícara de queijo ralado.

Modo de preparo:

Refogue a cebola na manteiga e no óleo, mexendo em fogo baixo até dourar. Adicione meia xícara de café de água, as batatas picadas e depois o caldo de legumes. Deixe cozinhar até as batatas ficarem macias.

Em seguida, amasse as batatas para obter uma textura mais cremosa, acrescente o molho béchamel e deixe ferver por 1 minuto. Coloque a sopa em cumbucas, junte os pedacinhos de pão torrados e o queijo por cima e leve ao forno para gratinar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!