Motivação

Veja dicas para se destacar no mercado de trabalho

Por Redação Doutíssima 29/04/2015

Como ser um profissional de destaque no mercado de trabalho? De um lado, os empresários e gestores buscam um quadro enxuto e eficiente. De outro, uma multidão de concorrentes atropela qualquer um para conseguir a vaga. No meio, setores de recursos humanos vão em busca do que há de melhor no mercado, mas que nem sempre confirmam na prática.

Por conta desta falta de mão-de-obra especializada, as chances para quem quer crescer no mercado de trabalho são grandes. E você nem sempre precisa mudar de emprego para melhorar na carreira. Muitas vezes, a oportunidade está à sua frente: é só “mostrar serviço”, que o resto acontece.

mercado-de-trabalho

Foco na carreira, ética e produtividade ajudam a se destacar na vida profissional. Foto: iStock, Getty Images

Seja mais produtivo no mercado de trabalho

Para ser mais produtivo no mundo corporativo, você pode seguir algumas dicas valiosas – até porque, só vontade não basta. Veja o que você pode fazer para evoluir na carreira:

1. Tenha clareza sobre que resultados a empresa quer, e vá atrás deles.

2. Mantenha comprometimento e ética. Você criará uma imagem forte e valorizada.

3. Não deixe de aprender. O conhecimento nunca será demais no mercado de trabalho. Profissionais com sede de conhecimento sempre são valorizados.

4. Construa relacionamentos de confiança na empresa e você terá ao seu lado pessoas que torcem e apoiam o seu crescimento.

5. Os gestores valorizam os que são a solução e que, diante de uma situação difícil, assumem a responsabilidade e agem pró-ativamente.

6. Rastreamento e planejamento. Primeiro, faça um balanço para saber como está gastando seu tempo e, depois, planeje o seu dia a cada início de jornada.

7. Estabeleça prioridades mais importantes para um resultado efetivo do seu trabalho.

Mercado de trabalho com pipoca

O cinema é um grande colaborador de quem quer crescer no mercado de trabalho. Tanto explicita, quanto sutilmente, as mensagens estão aí. Veja a lista de filmes que preparamos para você assistir e refletir sobre sua carreirra:

Menina de ouro

A personagem Maggie quer conquistar o sonho de virar uma grande estrela do boxe. Aproveite do filme a lição de determinação e resiliência.

Invictus

O presidente sul-africano Nelson Mandela tenta reintegrar um país dividido pelo apartheid. Para que a nação volte a se ver como uma só, ele confere à seleção nacional de rugby a missão de vencer a Copa do Mundo de 1995. A lição de coletividade e o conceito de “time” são úteis para a carreira.

Se eu fosse você

Cláudio e Helena brigam rotineiramente. Do dia para a noite, acordam com corpos trocados. Aqui se demonstra a importância da empatia para as relações, inclusive profissionais.

A fuga das galinhas

A galinha Ginger se rebela contra os proprietários da granja. Para a grande escapada que salvará suas vidas, as aves contam com a ajuda do galo Rocky. Daqui se extrai a lição do poder do planejamento para que um objetivo se cumpra.

O diabo veste Prada

A ingênua Andrea é contratada como assistente de Miranda, impiedosa editora de uma revista de moda em Nova York. Na trama, apesar de toda a acidez de Miranda, a assistente Andrea demonstra profissionalismo e confiabilidade.

Click

Michael é um workaholic que quase não vê sua família. Um dia, cai em suas mãos um controle mágico que permite passar para frente momentos de sua vida. A comédia aborda o delicado equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!