Receitas

Aprenda a preparar um bolo de ricota

Por Redação Doutíssima 30/04/2015

Já pensou em preparar um delicioso bolo de ricota? Essa iguaria é bastante versátil e cabe direitinho na sobremesa do almoço ou naquele café da manhã que você busca sabores especiais. Pode ser servido com frutas ou geleias, do jeito que você quiser.

 

Se ficou interessada, mas não sabe fazer o bolo de ricota, não se preocupe. Separamos duas receitas deliciosas e diversas informações sobre a ricota, esse queijo especial feito não do leite, mas sim do soro do leite.

bolo de ricota

A ricota é um queijo versátil que pode ser utilizada no preparo de bolos e tortas. Foto:iStock, Getty Images

Ricota: a magrinha dos queijos

A ricota pode ser ingrediente de preparo de doces e salgados como patê, torta, bolo de ricota, sobremesas variadas, saladas e até pastel recheado.

 

Magrinha e saborosa, contém menos calorias e gorduras que os queijos tradicionais. Por isso, é recomendada em dietas de restrição de gordura. Uma fatia fica com uma média de 69 calorias.

Entretanto, não é indicada para quem tem intolerância à lactose, porque, embora feita do soro do queijo, é considerada derivado do leite.  Até porque, segundo informações do portal da Associação dos Celíacos do Brasil – Santa Catarina (Acelbra – SC), a ricota possui 4% de lactose em sua composição.

 

Bolo de ricota com creme vegetal

Confira essa receita de bolo feito com ricota para se deliciar com as amigas.

Ingredientes

3 colheres (sopa) de creme vegetal light

3 gemas

1 xícara(chá) de adoçante dietético em pó para forno e fogão

350g de ricota fresca passada pela peneira

1/2 xícara de (chá) de amido de milho peneirado

1 colher (sopa) de fermento em pó

150g de uvas passas escuras

3 claras em neve

Canela em pó para polvilhar

Creme vegetal light e farinha para untar

Modo de preparo

Bata o creme vegetal com as gemas e o adoçante na batedeira, até obter uma mistura cremosa. Junte a ricota, o amido de milho, a farinha e o fermento. Adicione as uvas passas e as claras em neve, mexendo delicadamente.

Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 40 minutos. Depois de desenformar o bolo de ricota, polvilhe com canela.

 

Bolo de ricota com rum

Aprenda a fazer essa receita que leva rum nos ingredientes.

Ingredientes

4 ovos (gemas e claras separadas)

4 colheres (sopa) de adoçante dietético para forno e fogão

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

1/2 colher (sopa) de fermento em pó

1 copo (americano) de rum

Recheio

100 g de uva-passa lavada e escorrida

200 g de ricota passada pela peneira

3 colheres (sopa) de adoçante para forno e fogão

2 colheres (sopa) de creme de leite light

Canela em pó a gosto

Passas para decorar

Modo de preparo

Bata as claras em neve e coloque as gemas sem parar de bater. Junte o adoçante e bata até obter uma textura de esponja. Incorpore  a farinha com o fermento.

Despeje em uma assadeira untada. Asse por 15 minutos. Deixe esfriar e desenforme. Corte uma tampa no bolo e retire o miolo, deixando 1,5 cm de espessura em toda a volta. Pincele a borda com um pouco do rum.

 

Para o recheio, pique a metade do miolo do bolo de ricota em uma tigela. Junte as passas, o restante do rum e deixe descansar por 10 minutos. Misture a ricota com o adoçante, acrescente a mistura de passas e o creme de leite. Coloque a mistura na cavidade do bolo. Polvilhe com canela e decore com passas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!