Guia do Crossfit > Slider Home

Crossfit games: saiba como funciona esta competição

Por Redação Doutíssima 30/04/2015

Hoje vou explicar  como funciona o crossfit games e como é possível participar desta competição. E aí pronto para suar a camisa e concorrer ao concurso ? Até lá temos muito treino!

 

Esse artigo faz parte do Guia do Crossfit, uma série de textos e vídeos que preparamos  para deixar vocês por dentro de tudo que acontece no universo crossfit. Bem-vindo ao nosso BOX!

 

Uma vez ao ano, durante o mês de julho,  acontece na Califórnia o Crossfit Games, única competição de crossfit oficial no mundo.  Mas não é só de treino que precisamos para chegar a ela,   É  necessário também que o atleta passe por três etapas e ao final da última a, será eleito o esportista “mais crossfit” do mundo.

 

A primeira etapa consiste em uma competição virtual que tem cinco semanas de duração e é baseada nos melhores resultados dos competidores. Os melhores passam para a segunda fase, em que serão disputadas vagas para o mundial de crossfit,  Na última etapa, que acontece na Califórnia, o mundial acontece e o atleta considerado ” mais crossfit”, ganha o crossfit games.

Etapas do Crossfit Games

 

Primeira etapa: Open 

Nesta etapa inicial, a seleção de atletas é feita através de uma competição virtual. Toda quinta-feita, durante cinco semanas,  é divulgado um wod , ou seja, um resultado de treimo de crossfit. Este deve ser postado no site Crossfit Games até a segunda-feira seguinte. Para validar a competição, os resultados devem ser feitos dentro de um box, afiliado à um juíz. Caso o atleta não treine em uma afiliada, ele deve enviar um video dentro dos padrões exigidos para validar suas repetições.

 

crossfit games

Os treinos devem ser filmados e validados para que sejam postados no site oficial.

 

 

Na competição de crossfit da América Latina,  10 melhores homens, 10 melhores mulheres e 10 melhores times serão classificados para a próxima etapa. Neste caso, serão solicitados vídeos dos atletas classificados para comprovação dos resultados postados.

 

Segunda etapa: Regionais

Esta etapa tem a duração de apenas três dias. Os atletas que venceram a competição da primeira fase ( Open), disputarão cinco vagas para o mundial de crossfit, terceira e última fase da competição global.  Essas competições são regionais e no caso da América Latina, acontecem entre os dias  15 e 17 de maio, em Dallas.

 

crossfit games

As competições regionais que acontecem na América Latina acontecem em Dallas,

 

 

Terceira etapa: Crossfit games 
A última fase acontece no Estádio Stubhub Center, em carson, California. Lá se encontram os melhores atletas que se classificaram nas etapas anteriores. Entre eles, 40 homens e as 40 mulheres mais condicionadas do mundo.

 

crossfit games

Na  última fase do concurso,  exercícios, desconhecidos pelo atleta , são praticados.

 

 

O principal elemento dessa competição é não saber o que vai ser enfretado nos inúmeros wods em um fim de semana de competição. Em edições passadas, por exemplo, os atletas ja correram com sacos de areia, nadaram no mar, entre outros variados exercícios que testam as 10 capacidades exigidas no crossfit para que o esportista seja considerado “the fittest on earth”, em bom português, o mais crossfit do planeta Terra.

E aí, vamos treinar e  tentar ?

 

Guia do Crossfit by Natália Pinheiro

 

Em parceria com o site Doutíssima, Natália Pinheiro é responsável pelo Guia do Crossfiit, uma série de artigos com vídeos tutoriais que te deixarão por dentro de tudo que rola no universo do crossfit.  Os textos serão publicados semanalmente, então , fique ligado e conheça todos os benefícios dessa atividade que virou febre entre os famosos.

 

 

Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais e formada em Educação Física, Natália é coach e atletada equipe Crossfit BH. Em 2014, ela foi campeã da Seletiva Sudeste Torneio Crossfit Brasil e ficou em 5° lugar no Crossfit Girls Challenge, em Jundiaí. Participou de três edições do Torneio Crossfit Brasil, em São Paulo e duas edições das Regionais América Laina de Crossfit, no Chile.

 

natalia-pinhero

Arquivo

 

 

Apaixonada pelo esporte, Natália é uma grande incentivadora da prática do crossfit “Com o Guia do Crossfit, espero poder mostrar um pouco mais desse esporte que eu tanto amo, e conseguir trazer mais pessoas para praticá-lo“.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!