Gestante

Primeira gravidez? Confira dicas para ter uma gestação tranquila

Por Redação Doutíssima 30/04/2015

Se você está vivendo a sua primeira gravidez, provavelmente está passando por um momento especial, mas cheio de expectativas, ansiedades, medos e incertezas. Mas saiba que não é a única que passa por isso, e que todas as indagações e preocupações são essenciais para essa etapa da vida de uma mulher.

 

Segundo o ginecologista responsável pelo setor de reprodução humana da clínica Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, a primeira gravidez – e todas as outras gestações -, embora seja um momento carregado de bastante magia, deve ser vivenciado com muito cuidado e atenção à saúde, tanto da gestante quanto do bebê.

primeira gravidez

Prática moderada de exercício e alimentação balanceada são importantes na gravidez. Foto:iStock, Getty Images

“Para ter uma gestação e um pós-­parto tranquilo, as futuras mamães devem cuidar do corpo e, principalmente, da mente. E, o mais importante, todo período deve ser acompanhado por um especialista. Qualquer sintoma ou sensação diferente devem ser imediatamente comunicados ao médico”, alerta.

Primeira gravidez: importância do pré-­natal

A ginecologista especialista em reprodução humana, Dra. Paula Bortolai, revela que com o pré­-natal, é possível acompanhar o desenvolvimento do feto e, caso haja algum problema, detectá-lo precocemente, aumentando as chances de detê-­lo.

Por isso, é importante que a mulher que está passando pela sua primeira gravidez comece esse acompanhamento cedo.

No caso das mamães, algumas doenças como diabetes gestacional e pré­-eclâmpsia podem aparecer durante a gravidez e trazer graves consequências, mas todos esses problemas são controláveis com a realização do pré-natal.

Além da realização de exames, durante as consultas, as gestantes também recebem orientações sobre como manter uma alimentação saudável, os benefícios da prática de atividades físicas e a importância de se evitar álcool, fumo e outros tipos de drogas. Muitas vezes, quando se passa pela primeira gravidez, alguns desses elementos geram muitas dúvidas.

 

“O acompanhamento pré­-natal é uma das maiores provas de amor que uma mãe pode dar ao seu filho. Afinal, é por meio de todos os exames e recomendações médicas que a gestante pode cuidar da sua saúde e do bebê, evitando diversas doenças e possíveis complicações”, finaliza a médica.

Dicas para a primeira gravidez

Para acabar com alguns possíveis incômodos mais comuns da gravidez, o Dr. Renato de Oliveira indica algumas soluções simples e fáceis, mas que fazem toda a diferença na primeira gravidez.

1. Atividade Física

Para as mulheres que já praticavam alguma atividade física, é importante mantê­-la. Porém, sempre com a supervisão de um profissional, que poderá indicar a necessidade de se diminuir o ritmo, uma vez que o excesso pode levar ao trabalho de parto prematuro.

A hidroginástica e a caminhada são boas alternativas para as mulheres que não realizavam exercícios antes da gestação.

Exercício físico faz bem para a gestação, mas deve ter acompanhamento profissional. Foto: iStock, Getty Images

Exercício físico faz bem para a gestação, mas deve ter acompanhamento profissional. Foto: iStock, Getty Images

2. Posição para dormir

O mais indicado é que a grávida durma virada para o lado esquerdo. Essa posição ajuda na circulação do sangue. Porém, vale lembrar que ela não está rigorosamente restrita a esse lado.

primeira gravidez

Grávida deve encontrar posição confortável que garanta uma boa noite de sono. Foto: iStock, Getty Images

3. Pernas e pés inchados

O inchaço durante a gravidez, principalmente nos membros inferiores, é muito comum. Para melhorar e acabar com esse incômodo, a gestante deve, sempre que possível, descansar e manter as pernas em posição pouco elevada em relação ao tórax.

Além disso, recomenda-­se diminuir a ingestão de sal, aumentar o consumo de água e, para algumas pacientes, recomenda-se o uso de meias elásticas de média compressão.

primeira gravidez

Deitar com pés erguidos ajudam a aliviar o inchaço nos membros inferiores em grávidas. Foto: iStock, Getty Images

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!