Remédios Caseiros

Veja como usar a folha de louro em benefício da saúde

Por Redação Doutíssima 30/04/2015

A folha de louro é aromática, tradicionalmente utilizada na culinária de todo o mundo e não pode faltar na cozinha dos melhores gourmets. Com sabor forte, é normalmente usada no preparo de carnes, ensopados, caldos e sopas. Mas não é só na comida que a folha do loureiro tem seus dotes. Ela também é uma boa opção por suas propriedades medicinais.

A folha de louro fornece por volta de 320 calorias por 100 gramas de seu consumo. Rica em carboidratos e fibras, apresenta também gorduras saturadas e polinsaturadas. A pequena folhinha possui ainda vitaminas A, B, C e D, além de ser rica em minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio.

folha de louro

Folhas de louro ajudam na digestão e até na prevenção de câncer. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da folha de louro para a saúde

Com todas estas maravilhas presentes, é claro que a folha do loureiro tinha que ser benéfica para uma série de itens na nossa saúde. Aqui relatamos alguns destes benefícios:

Na digestão

Seu forte cheiro estimula a produção de saliva e outras enzimas digestivas, que auxiliam na quebra de partículas de alimentos, promovendo a digestão saudável. É bastante conhecida por combater a azia e inchaço. Um chazinho desta folha também previne a constipação.

No combate ao câncer

Compostos anticancerígenos estão presentes na folha do louro, como o ácido cafeico, quercetina, euganol e catequinas, que restringem o metabolismo das células do câncer da leucemia e câncer de mama. O fitonutriente Parthenolide também restringe o crescimento de células de câncer cervical.

Para problemas respiratórios

O chá desta erva é utilizado contra a febre e gripe, e auxilia no alívio do congestionamento nasal. As folhas também têm propriedades antibacterianas, ajudando a combater as bactérias da gripe.

Para o coração

 

A folha de louro contém colesterol zero e é rica em compostos que ajudam o coração como rutina, salicilatos, ácido cafeico e fitonutrientes. Eles reduzem as chances de desenvolver doenças cardíacas coronárias.

Também ajudam a melhorar a saúde do coração e torná-lo ativo. Além disso, aumentam o colesterol HDL (bom) e reduzem o colesterol LDL (ruim). O estresse, a ansiedade e a pressão arterial são também reduzidos pela sua ingestão.

Para diabéticos

Folhas de louro são úteis no combate ao diabetes tipo 2, pois aumentam a produção de insulina controlando o nível de glicose no corpo.

Propriedades anti-inflamatórias

O composto Parthenolide, presente no louro é anti-inflamatório. O óleo extraído pode ser utilizado para aliviar a enxaqueca e artrite.

Para pele

A folha de louro contém uma variedade de antioxidantes e de compostos antissépticos considerados benéficos para a pele.

Outros benefícios

O chá da folha de louro também é utilizado para manter a menstruação regular e aliviar a cólica. Além disso, reduz pedras nos rins, e também pode ser usado na higiene bucal.

Como fazer infusão com folha de louro

Para fazer uma infusão das folhas de louro, basta colocar água fervendo sobre um punhado de folhas e deixar em infusão por cerca de dez minutos. Para tempero, use à vontade.

Entretanto, a folha de louro também tem contraindicações: não pode ser consumida por mulheres grávidas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!