Zen

Estourar plástico bolha para relaxar é mito ou verdade? Descubra

Por Redação Doutíssima 01/05/2015

Existem diversas maneiras para relaxar e aliviar o estresse, e uma forma que as pessoas mais gostam é estourar plástico bolha – ou vai dizer que, quando você recebe um produto novo em sua casa, simplesmente descarta essa embalagem de segurança? Será que isso realmente funciona ou é mais um dos tantos mitos que as pessoas acreditam?

 

A realidade é que as pesquisas não conseguem explicar o motivo do alívio gerado pelo plástico bolha. Os poucos levantamentos realizados sobre o tema, porém, demonstram que sim, ele é bastante efetivo quando o assunto é aliviar o estresse.

plástico bolha

Pesquisa mostra que estourar plástico bolha ajuda a aliviar estresse. Foto: iStock, Getty Images

É bom para relaxar?

Poucas pessoas se prestam a estudar os efeitos do plástico bolha no relaxamento das pessoas. Entretanto, alguns levantamentos indicam que esse material é uma excelente fonte de relaxamento para o ser humano.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kelton Research, nos Estados Unidos, estourar plástico bolha é benéfico para as pessoas. O levantamento foi divulgado em comemoração ao National Bubble Wrap Appreciation Day, algo como “Dia Nacional dos Apreciadores das Bolhas de Plástico”, que lá é comemorado em 30 de janeiro de cada ano.

 

A maior parte das pessoas entrevistadas relatou, inclusive, que estourar bolhas de plástico ao longo de um minuto possui efeito equivalente a 33 minutos de massagem. Quando questionados sobre o motivo de aprovarem o plástico bolha, todos os participantes disseram que quando se trata de relaxar e aliviar o estresse, preferem solução mais rápidas.

 

Além disso, o levantamento revelou que pessoas que nos últimos sete dias tinham estourado plástico bolha demonstraram menos preocupações com questões de saúde do que aquelas que não haviam feito isso no mesmo período.

 

Há ainda outros dados bastante curiosos no estudo, todos demonstrando que estourar plástico bolha para aliviar o estresse não é um mito, e sim uma grande verdade. Por exemplo, as pessoas que usam esse método para relaxar possuem 7% menos chances de se mostrarem estressadas quando perdem um voo, e 4% menos chances de se incomodarem quando perdem uma reserva de hotel.

 

Estações de plástico bolha para relaxamento

Os benefícios de estourar plástico bolha, evidenciados pelo levantamento americano, já estão criando uma nova moda ao redor do mundo. Um caso bem peculiar ocorre na Inglaterra.

 

A Universidade de Leicester, por exemplo, encomendou centenas de metros de plástico bolha para disponibilizar aos seus estudantes como forma de alívio do estresse. Os alunos já estão planejando criar diversas estações ao longo do campus, fazendo esse método de alívio de estresse alcançar a maior parte possível dos colegas.

Onde surgiu o plástico bolha?

Atualmente vinculamos o plástico bolha às embalagens de produtos mais frágeis. Mas nem sempre foi assim.

 

As bolhas de plástico foram inventadas por dois engenheiros, Al Fielding e Marc Chavannes, em 1957. O curioso é que eles não buscavam um novo tipo de embalagem para produtos, mas sim tentavam criar uma textura diferente de papel de parede.

 

Apenas com o tempo é que se descobriu que ele seria muito mais proveitoso como envoltório para produtos frágeis do que como papel de parede.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!