Especialidades > Slider Home

Fungos vaginais: saiba o que causa e como enfrentar o problema

Por Redação Doutíssima 01/05/2015

Muitas mulheres sofrem com infecções causadas por fungos vaginais. O problema pode ocorrer uma vez na vida, bem como existem pessoas que sofrem com infecções duas ou mais vezes, enfrentando contaminações recorrentes e graves para a saúde do organismo.

 

Uma vagina saudável possui bactérias e fungos. A bactéria mais presente nesse órgão, chamada Lactobacillus acidophilus, é a responsável pela manutenção do equilíbrio da flora vaginal, impedindo o crescimento desordenado de bactérias e fungos nocivos à vagina.

fungos vaginais

Situações de estresse e uso de antibióticos podem desregular a flora vaginal. Foto:iStock, Getty Images

Quando algum fator interno ou externo modifica esse equilíbrio, os fungos vaginais se multiplicam sem controle e ocorre a infeção.

O uso prolongado de antibióticos, por exemplo, pode causar esse desequilíbrio, assim como os altos níveis de estrógeno causados pela gravidez.

 

Além disso, também podem causar a infecção, situações de estresse ou tudo o que muda o tipo e quantidade de bactérias da flora vaginal, como as duchas vaginais frequentes ou a lubrificação inadequada.

A maioria das infecções por fungos vaginais pode ser transmitida sexualmente. No entanto, a infecção por fungos não é considerada uma doença sexualmente transmissível, uma vez que ele está presente naturalmente na vagina e também pode ocorrer em mulheres que não são sexualmente ativas.

Principais infecções por fungos vaginais

As três infecções genitais mais comuns são a tricomoníase, causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, a garnderella, pelas bactérias Gardnerella vaginalis, e, a mais comum a candidíase, originada pelo fungo Candida albicans.

1. Candidíase

A candidíase é a mais comum das infecções por fungos vaginais. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Ginecologia Endócrina (Sobrage), 75% das mulheres sofrem com esse problema.

Entre os sintomas, estão: corrimento espesso, granuloso, branco e inodoro. É frequente os lábios vaginais apresentarem-se também irritados, com dor ao urinar ou durante as relações sexuais.

O tratamento é feito com creme de aplicação local, medicação oral ou ainda com banhos de assento.

2. Tricomoníase

A tricomoníase vaginal tem como principal sintoma um corrimento amarelado e espumoso com cheiro forte. Também pode apresentar dor na relação sexual e ao urinar. O tratamento inclui uso de antibióticos.

3. Gardnerella

A Gardnerella Vaginallis e a Gardnerella Mobiluncus sp são duas bactérias que, quando se multiplicam de forma desordenada, causam uma infecção vaginal conhecida como vaginose bacteriana.

Os sintomas incluem corrimento amarelado ou acinzentado, bolhas na vagina, odor desagradável que se intensifica após o contato íntimo desprotegido e dor no ato sexual.

O tratamento inclui o uso de antibióticos em forma de comprimido e/ou pomadas para uso local, embora, em alguns casos, a cura ocorre espontaneamente.

Prevenção das infecções por fungos vaginais

Para prevenir as infecções e manter sob controle os fungos vaginais, algumas dicas podem ser valiosas. Comece tendo uma dieta equilibrada. O consumo de iogurtes com lactobacilos pode ajudar na prevenção das infecções.

Também controle o diabetes; evite o uso desnecessário de antibióticos; tenha bons hábitos de higiene íntima; após a micção, limpe a vagina em um movimento de frente para trás, evitando a propagação de leveduras ou bactérias do ânus para a vagina ou trato urinário.

Por fim, use roupas íntimas de algodão e evite tecidos sintéticos. Isso ajuda a manter a área arejada. Evite roupas apertadas; não faça duchas íntimas ou use produtos perfumados na área genital.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!