Sexualidade

Sexo na adolescência: o prazer da descoberta

Por Redação Doutíssima 01/05/2015

A adolescência é a etapa da vida marcada pela maior parte de transformações físicas e emocionais. Pontuada por descobertas que influenciarão toda a vida, essa fase costuma ser cheia de dúvidas. O sexo na adolescência é uma das questões mais complexas e que merecem muita atenção por parte do jovem e da sua família, em especial.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o sexo na adolescência está entre os assuntos que mais despertam dúvidas entre os jovens. As mudanças corporais que ocorrem nessa fase dão origem a novos desejos, sentimentos, medos e ansiedades. É na adolescência que os relacionamentos têm início e começa o “ficar” e o “namorar”.

sexo-na-adolescencia

Adolescência é fase recheada de descobertas, inclusive no amor e no sexo. Foto: iStock, Getty Images

Sexo na adolescência integra contexto complexo

Quando se é adolescente, tudo muda muito rápido e a adaptação a essas mudanças pode ser bem difícil e levar a processos de insegurança e medo. Dados apresentados pelo Ministério da Saúde dão conta de que o adolescentes começam a vida sexual cada vez mais cedo.

É justamente esse início do sexo na adolescência, cada vez mais precoce, que expõe os jovens a riscos como gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids. Mas essas ameaças podem ser minimizadas por meio de orientação e informação.

Apesar das estatísticas que demonstram o início cada vez mais cedo da vida sexual entre adolescentes, não existe um “idade certa” para começá-la. O que há é o melhor momento para cada indivíduo, desde que seja uma decisão pessoal, responsável e segura, sem estar pressionado. Por isso, a informação é tão importante.

Diante da decisão por começar a ter relações sexuais, deve-ser ter em mente o método anticoncepcional e a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. Conhecer o parceiro e estabelecer uma relação de confiança é outro aspecto essencial para a prática do sexo na adolescência.

Sexo na adolescência: diferente para eles e elas

O sexo na adolescência costuma ser diferente entre meninos e meninas. Elas amadurecem, em média, dois anos antes deles. Buscam fortalecer a feminilidade e encontrar o parceiro mais adequado para a primeira transa e experimentam seus limites aos poucos.

Já os meninos estão constantemente em busca do sexo com mais ansiedade e normalmente pressionam as garotas para que mantenham relações com eles.

A masturbação costuma ser um capítulo bem importante quando se trata do sexo na adolescência. Muitos podem achar que a masturbação pode ter consequências negativas para a vida sexual e para a saúde. Mas, muito pelo contrário, a masturbação pode ser um caminho para a descoberta de uma rotina sexual plena e de autodescoberta.

A masturbação não causa doença alguma e é extremamente saudável, desde que não atrapalhe a vida do jovem, sendo o centro de todo o seu pensamento e ações.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!