Receitas

Aprenda a fazer pão de queijo light

Por Redação Doutíssima 02/05/2015

O pão de queijo light pode ser uma opção deliciosa para quem está controlando a balança. Isso porque essa versão da receita não traz ingredientes ricos em gorduras e calorias, como é o caso do queijo parmesão. Com a substituição de alguns desses elementos, é possível criar uma versão amiga da dieta e igualmente deliciosa.

 

Pão de queijo light: ótima opção para o lanche

Quem não gosta de um delicioso pão de queijo quentinho para o café da tarde? Porém, ele pode adicionar muitas calorias para a sua dieta e, por isso, deve ser evitado.

pao de queijo light

Substituição de alguns ingredientes pode deixar pão de queijo mais leve e saboroso. Foto:iStock, Getty Images

Além disso, segundo estudo publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição de 2011, muitas pessoas consomem o produto industrializado, que possui altos níveis de sódio na composição – o que pode ser prejudicial à saúde.

Porém, existem muitas versões de pão de queijo light, que possuem menos calorias, menos gordura e uma quantidade menor de sódio. Assim, é possível consumir sem qualquer peso na consciência.

 

Na receita tradicional, a quantidade de óleo e o queijo, que geralmente é o parmesão, adicionam uma quantidade de gordura considerável. São os principais vilões, portanto, para quem deseja emagrecer.

Não bastasse isso, o polvilho, que também é necessário para fazer o pão de queijo normal, é um tipo de amido, ou seja, um carboidrato simples.

 

A quantidade de sódio na receita também pesa contra a versão clássica. Isso porque além do queijo, que já é salgado, mais sal é adicionado à receita.

Se esses pontos contrários forem ligados, ainda, ao fato de que a receita não possui fibras ou vitaminas, essa iguaria se torna pouco interessante para quem busca opções saudáveis em seu cardápio.

 

Receita de pão de queijo light

O pão de queijo mineiro é um patrimônio cultural brasileiro, e indica-se que ele existe desde o Século XVIII. Porém, hoje em dia, ele se reinventou e várias opções surgiram, variando conforme o gosto e as necessidades de cada pessoa.

Para quem quer emagrecer, a receita de pão de queijo light é capaz de adicionar essa delícia ao cardápio, sem aumentar os números na balança.

 

Ingredientes

2 colheres (sopa) de goma de tapioca

3 claras de ovo

1 colher (chá) de fermento em pó

2 colheres (sopa) de chia ou linhaça

1 colher (sopa) de requeijão

 

Modo de preparo

Coloque em um liquidificador a goma de tapioca, as claras e o requeijão, até que a goma se dissolva. Depois, é possível adicionar a chia ou a linhaça e um pouco de sal – ou apenas temperos, caso preferir. Então, desligue o liquidificador e adicione o fermento. Mexa muito bem com uma colher.

 

Agora, coloque a massa do pão de queijo light em forminhas – pode ser as especiais para cupcakes, que você compra em qualquer mercado. Leve ao forno pré-aquecido, até que a massa fique com uma cor dourada.

Outra opção para a receita de pão de queijo light é utilizar uma frigideira. Você pode usar essa massa para fazer um crepe, também conhecido como pão de queijo de frigideira.

Para isso, basta usar parte da massa em uma frigideira antiaderente. Deixe cozinhar até que fique dourada de um lado. Depois, é só virar e rechear conforme o seu gosto. Mas cuidado para não pecar no recheio.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!