Remédios Caseiros

Considerada “árvore milagrosa”, moringa é ótimo detox

Por Redação Doutíssima 02/05/2015

Soluções naturais para os cuidados com a saúde e com a beleza são sempre melhores opções. A natureza é de uma generosidade sem tamanho e oferece inúmeras alternativas na ajuda ao combate de doenças e na área cosmética. Uma dessas opções que vem ganhando cada vez mais adeptos é a moringa, originária da África e da Ásia.

Especialistas afirmam que a folha da moringa, conhecida como “árvore milagrosa” é um dos itens com maior concentração de nutrientes do planeta. A moringa age na promoção do equilíbrio do açúcar no sangue, melhora a digestão, a imunidade, alivia os efeitos do estresse e ainda potencializa a libido. Sem falar nos benefícios para cabelos e unhas.

moringa

Planta tem indicações de saúde e também faz sucesso por soluções de beleza. Foto: iStock, Getty Images

Moringa é rica em vitaminas

Estudos apontam que a moringa é rica em minerais e vitaminas. Ela é formada por 25% de proteínas e tem seis vezes mais poder oxidante do que o goji berry, tendo concentrados em suas fórmula mais de 90 tipos de nutrientes.

Além disso, a moringa tem mais vitamina B12 que a carne, mais vitamina A do que o ovo e apresenta mais cálcio do que o leite.

A planta pode ser usada em forma de chás ou por meio das sementes trituradas. Há registros do uso de várias partes da moringa na medicina popular, como as folhas, raiz, sementes, casca, fruto, flores e vagem imatura.

A medicina indiana usa a moringa para combater diversas doenças, como asma, gota, reumatismo, problemas no fígado e baço, inflamações, infecções dérmicas e infecções gastrointestinais.

Cientistas indianos da Universidade JSS concluíram que a planta pode ser prescrita como alimento para quem sofre de doença arterial coronariana ao mesmo tempo que a terapia com remédios.

De acordo com artigo publicado na revista Asian Pacific Journal of Tropical Disease, em 2012, a moringa tem propriedade antialergênica, hipolipemiante, antioxidante e anti-inflamatória.

Moringa é aliada da beleza

Na área de cosméticos, o óleo de moringa age nos cuidados de pele e cabelo e, por ser natural, não provoca alergias, sendo ainda altamente hidratante e nutritivo.

Considerado um possível substituto do já conhecido óleo de argan, o produto é retirado das sementes dos frutos é altamente recomendado na formulação de produtos para os cabelos.

Por possuir alto teor de ácido oleico e behênico, ele tem poder antioxidante, protege os fios dos raios UV e ajuda a aumentar a resistência da fibra capilar. Além de todos esses benefícios, ainda é um ótimo hidratante.

“Por se tratar de um óleo natural, diferentemente dos produtos sintéticos, ele não cria resíduos que podem ser prejudiciais a saúde dos fios e da pele, minimizando os riscos de reações causadas por agentes químicos, por exemplo”, aponta Vanessa Salazar, gerente internacional de negócios da Beraca, empresa que importa o ingrediente da alemã Henry Lamote.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!