Exercícios

Fortalecimento muscular ajuda a prevenir quedas na terceira idade

Por Redação Doutíssima 02/05/2015

Ao longo da vida, o ser humano assiste seu corpo passar por transformações. Apesar de naturais, conhecer tais mudanças pode ser o caminho para a prevenção de complicações futuras, especialmente na terceira idade. A perda da força nos músculos é uma dessas alterações que pode ser prevenida e a informação é a melhor arma para conquistar o fortalecimento muscular.

Diversas situações podem levar a uma redução da força muscular, como doenças neurológicas, musculares ou articulares, processos degenerativos, traumas, períodos de imobilização, o próprio processo de envelhecimento humano e o sedentarismo. Quem explica é o fisioterapeuta Regis Severo, que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur.

Em geral, diz Severo, a fraqueza do músculos se dá em função de um menor trabalho muscular no cumprimento de atividades diárias, seja por fatores patológicos ou pela não realização de uma atividade física regular.

fortalecimento-muscular

Atividade física regular e monitorada é capaz de trazer mais saúde aos músculos. Foto: iStock, Getty Images

Em busca do fortalecimento muscular

Quando essa fraqueza não tem origem em alguma doença, ou seja, quando não está relacionada a processos patológicos, diz o fisioterapeuta, a prática de alguma atividade física regular pode atuar na busca do fortalecimento muscular. A isso, devem ser somados hábitos saudáveis relacionados à alimentação, sono, entre outros.

“São formas de prevenir não só a fraqueza muscular, mas uma série de outros acometimentos ao sistema músculo-esquelético, proporcionando uma melhor qualidade de vida”, diz o fisioterapeuta.

 

Severo chama a atenção para o fato de que sempre é tempo de buscar o fortalecimento muscular. Seja em um processo de reabilitação ou para condicionamento físico,diversos exercícios de fortalecimento muscular podem ser realizados por pessoas de diferentes idades.

Porém, antes de iniciar um programa de exercícios, é importante procurar a avaliação de um profissional de saúde. “É ele quem vai identificar as causas da fraqueza muscular, os grupos musculares enfraquecidos e quais atividades são mais indicadas, de acordo com as necessidades de cada pessoa”, completa Severo.

Além disso, reforça o especialista, possíveis contraindicações a determinados exercícios precisam ser observadas, bem como os cuidados com a postura, a frequência e intensidade dos exercícios, reduzindo, assim, o risco de lesões e alterações posturais.

Como obter o fortalecimento muscular

Severo cita várias formas de realizar uma atividade voltada para o fortalecimento muscular. O Pilates, treinamento funcional ou as tradicionais academias de musculação podem ser boas opções, desde que orientadas e acompanhadas por um profissional habilitado.

Além dos aparelhos específicos para exercícios de fortalecimento, alguns acessórios como bolas de cinesioterapia, conhecidas também por bola de pilates ou Bola Suíça, e faixas elásticas para exercícios são bastante versáteis,possibilitando a execução de diversos movimentos.

Um dos grandes benefícios destes produtos, segundo o fisioterapeuta, é a possibilidade de utilizá-los em diferentes locais, além dos estúdios ou academias, como em casa ou ao ar livre, pois são fáceis de transportar e guardar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!