Unhas

Manchas na unha: saiba como prevenir e tratar o problema

Por Redação Doutíssima 03/05/2015

Você sabia que manchas na unha podem indicar problemas de saúde? As unhas, quando apresentam descoloração, manchas, ondulações e outras disformidades são um alerta de que algo no seu corpo não está ok.

Identificando as manchas na unha

As manchas brancas podem indicar uma lesão ou microtrauma ungueal, causada por batidas, micoses ou problemas sistêmicos.

Quem faz o alerta é José Rogério Régis Júnior, dermatologista coordenador do Departamento de Cabelos e Unhas na Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Usar esmaltes com frequência, removedores muito fortes ou tirar a cutícula sem cautela são procedimentos que também prejudicam a saúde das unhas”, diz.

manchas-nas-unhas

Cuidados com as unhas não são apenas questão estética, como também de saúde. Foto: iStock, Getty Images

Em casos de doenças sistêmicas (que podem afetar todo o organismo), a causa pode ser disfunção na tireoide ou distúrbios nutricionais. “Dietas restritivas podem causar impacto na aparência e na saúde das unhas”, avisa o dermatologista.

Unhas amareladas são causadas principalmente por onicomicoses. Outras condições que causam manchas dessa tonalidade são a psoríase ungueal e o liquen plano, ensina José Rogério.

Manchas pretas também podem aparecer nas unhas e, na maioria dos casos apresentam uma coloração de sangue, indicando microtrauma, explica o dermatologista. Manchas na unha em colorações escuras exigem atenção, pois podem ser causadas por um melanoma ungueal, um tumor agressivo que deve ser tratado imediatamente.

Tratamento e prevenção das manchas na unha

Em casos de doenças sistêmicas ou outras condições que têm impacto sobre as unhas, não é possível prevenir o surgimento das manchas na unha. Uma dieta equilibrada e com boas fontes de proteína é benéfica para o crescimento saudável das unhas, recomenda José Rogério.

O diagnóstico de qualquer possível doença causadora de manchas na unha deve ser feito por um exame de raspagem em laboratório e avaliado por um profissional qualificado. O tratamento deve ser indicado por um médico dermatologista.

Para evitar lesões que causam manchas na unha, é possível adotar alguns cuidados e rever costumes. Usar calçados fechados e que apertam a ponta dos dedos do pé é um hábito que prejudica muito a lâmina ungueal.

José Rogério ainda recomenda o uso de chinelos ao circular em ambientes de chão úmido, como ao redor de piscinas ou em saunas, para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Mantenha as unhas e a região dos dedos sempre bem secas.

O dermatologista recomenda que cada pessoa leve seus próprios utensílios quando for a manicure, como forma de evitar a contaminação. Os materiais que não são esterilizados corretamente podem transmitir fungos e até doenças como hepatite e HIV.

Em muitos casos de manchas na unha, é preciso esperar a lâmina crescer para cortar fora a parte que apresenta disformidade. Nas mãos, elas levam cerca de seis meses para se regenerarem por completo. No caso dos pés, esse tempo pode chegar a até dezoito meses.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!