Alimentação infantil > Slider Home

Prato bonito e decorado: estimule o seu filho a comer bem

Por Redação Doutíssima 03/05/2015

Você sabia que um prato bonito é uma boa forma do seu filho se alimentar melhor? Ter uma alimentação saudável nos primeiros anos de vida é muito importante, mas nem sempre é agradável ao paladar infantil – sobretudo alguns tipos de frutas e verduras.

 

Com um pouco de criatividade, porém, é possível fazer com que as crianças se interessem por esses alimentos e tenham todos os benefícios de uma alimentação saudável.

prato bonito

Pratos saudáveis, coloridos e divertidos podem atrair a atenção das crianças. Foto:iStock, Getty Images

Importância do prato bonito para crianças

Segundo dados do Ministério da Saúde, o excesso de peso atinge 50,8% da população brasileira, sendo que 17,5% dos brasileiros são considerados obesos. Para evitar que as crianças se tornem adultos obesos ou com excesso de peso, os pais devem ficar atentos e combater a obesidade infantil, principalmente nos primeiros anos de vida.

 

Uma das principais recomendações é evitar dar às crianças de até dois anos alimentos como os industrializados, os enlatados, os embutidos e as frituras, com gordura e sal em excesso, aditivos e conservantes artificiais. Além disso, é importante criar uma rotina de alimentação para os pequenos, bem como evitar que eles comam em frente à TV.

 

A obesidade é um forte fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Pessoas obesas têm mais chances de sofrer infarto, AVC, trombose, embolia e arteriosclerose, além de problemas ortopédicos, apneia do sono e alguns tipos de câncer.

 

Como fazer um prato bonito?

Não é nenhum segredo que ter  uma alimentação balanceada e rica em frutas, verduras e cereais integrais é a chave para viver melhor e manter sempre o seu peso ideal e uma boa saúde.

Porém, esses tipos de alimentos podem não conseguir competir com o sabor de frituras, salgadinhos, sorvetes e balas. Para isso, algumas dicas podem melhorar a alimentação do seu filho. Confira:

 

1. Divirta-se

Quanto mais criativa a refeição, maior é a variedade de alimentos que seus filhos irão comer. Você pode fazer um prato bonito, como uma panqueca decorada com um rosto sorridente, ou quem sabe dar aos alimentos nomes bobos, por exemplo. Utilize a ludicidade para preparar as refeições das crianças.

Qualquer coisa mini é sempre um sucesso com os pequenos. É possível, também, usar cortadores de biscoito em formato de corações e estrelas, e transformar frutas em lindas figuras.

 

2. Um prato bonito e apetitoso

Se você quer que o seu filho se alimente melhor, nada de servir algo que você mesma não comeria. Dedique-se a preparar os alimentos de uma forma que eles tenham uma boa apresentação e que sejam apetitosos.

Para ter um prato bonito, separe bem os alimentos, para que seu filho possa ver exatamente o que está comendo e, assim, ele possa conseguir explorar cada sabor.

3. Não seja radical

Para que seu filho possa comer uma porção de frutas coloridas e saborosas em um prato bonito e decorado, você pode incluir algum tipo de alimento que ele mais gosta – pergunte a ele qual é esse alimento.

Não é um pecado, já que aos poucos ele irá se adaptar aos novos sabores e conhecer todos os benefícios dos alimentos saudáveis.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!