Receitas

Aposte em receitas com tomate cereja para o menu

Por Redação Doutíssima 04/05/2015

Sabe aquele tomatinho, vermelho e redondinho, que você encontra em qualquer feirinha pelo Brasil? Apesar de pequeno, ele é bastante nutritivo. O tomate cereja possui as mesmas propriedades dos demais tomates e seu único diferencial está no seu sabor mais adocicado e menos ácido.

Por conter licopeno e ser rico em vitaminas A e B, minerais, fósforo, potássio, cálcio, ácido fólico e frutose, o tomate é um alimento muito saudável. É mais indicado consumir o fruto quando estiver bem maduro, pois contém mais nutrientes concentrados.

tomate-cereja

Pequeno, mas nutritivo: tomate cereja pode ser consumido em deliciosas saladas. Foto: iStock. Getty Images

Quais os benefícios do tomate cereja?

Embora o tomate cereja seja uma versão em miniatura do tomate tradicional, ele possui tantos benefícios quanto este último. É capaz, por exemplo, de fornecer cerca de 1,3 gramas de proteína, 1,8 gramas de fibra e 20mg de vitamina C – medidas essas se considerada a quantia de uma xícara de tomate cereja.

 

Se você tem menos de 50 anos, precisa de 1,3mg de vitamina B6 por dia, quantidade diária que aumenta para 1,5mg por dia quando você passa dessa idade. Comendo uma xícara de tomates cereja por dia, você já conseguirá em torno de 0,11mg para cumprir esse objetivo.

 

Além disso, o tomate cereja é capaz de fornecer quase 10% da quantidade diária de vitamina A de que você necessita.

 

Além de todos os benefícios acima listados, o tomate cereja contém licopeno, um poderoso antioxidante que reduz os riscos de doenças causadas por células danificadas. De acordo com informados do Canadian Medical Associaton Journal, o licopeno também diminui as chances de aparecimento de câncer ou doenças cardiovasculares.

 

Veja 2 receitas com tomate cereja

Tomate cereja recheado com creme de gorgonzola

Ingredientes

– 24 unidades de tomates cereja

 

– 200ml de creme de leite fresco

 

– 150g de queijo gorgonzola

 

– 15g de manteiga sem sal

 

– 24 unidades de manjericão roxo (somente as folhas)

 

Pimenta do reino (moída na hora) a gosto

 

Sal a gosto

 

Modo de preparo

Lave os tomates cereja, corte uma espécie de tampa e, então, tire as sementes e deixe os tomates secarem. Enquanto isso, dê atenção ao creme de gorgonzola.

 

Para fazê-lo, basta derreter um pouco de manteiga na frigideira e, em seguida, colocar o creme de leite e o queijo gorgonzola. Uma dica é ralar o fruto na hora, já que assim ele derrete mais facilmente e “pega” melhor na receita. Quando o queijo estiver derretido, adicione sal e pimenta.

 

Agora, basta rechear os tomates. Uma boa ideia para decorar o prato é colocar algumas folhas de manjericão ou rúcula. Então é só servir e aproveitar!

 

Fusilli com mussarela, tomate cereja e rúcula

 

Ingredientes

– 350g de massa do tipo fusilli

 

– 80g de mussarela

 

– 300g de tomates cereja

 

– 40g de rúcula

 

– 30g de alho poró

 

– 3 colheres de azeite de oliva extra virgem

 

Sal a gosto

 

Pimenta

 

Modo de preparo

Em primeiro lugar, corte os tomates cereja em fatias, bem como um alho poro. Agora, coloque o azeite de oliva em uma panela, refogue o alho poro e, na sequência, acrescente os tomates cereja, temperando-os com sal e pimenta, conforme seu gosto.

 

Aqueça outra panela com água fervente e sal. Adicione a massa e, quando ela estiver no ponto de sua preferência, escorra e junte o molho.

 

Com os ingredientes misturados, basta refogar um pouco e decorar o prato com a mussarela picada e a rúcula. Bom apetite!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!