Dica do Nutricionista

Conheça 5 tipos de manga e seus benefícios

Por Redação Doutíssima 04/05/2015

Você conhece os tipos de manga que existem no mercado? Originários da Índia, todos possuem propriedades similares. A fruta com polpa de cor amarelada e fibrosa é muito comum no Brasil, local em que a planta prospera em razão do calor típico de país tropical.

 

Conheça alguns dos tipos de manga mais comuns

Quando você for comprar fruta na feira, no supermercado ou em qualquer outro estabelecimento, saiba que existem diferentes tipos de manga. Conheça:

tipos de manga

Fruto da mangueira é rico em vitamina A e possui alta concentração de fibras. Foto:iStock, Getty Images

1. Manga Rosa

Popular no Nordeste e no Centro-Oeste brasileiro, o nome vem da cor avermelhada e rosada da casca. O fruto é grande e arredondado e é muito usado para o consumo in natura ou em suco.

2. Manga Espada

Um dos tipos de manga mais antigos no Brasil, o fruto da manga espada é comprido e de casca esverdeada. A grande produção e o preço reduzido fazem dessa a manga mais consumida no país.

3. Manga Bourbon

Dos tipos de manga, é o mais usado em conservas, a casca é de cor verde amarelada. A fruta é sensível e pode sofrer alterações por doenças que acometem plantas e frutos.

4. Manga Ourinho

De fruto bem pequeno, é resistente após a separação do fruto da árvore. Pode ser colhida do chão, após a queda se não houver danos. A cor da casca é bem amarelada e a fruta é pequena e arredondada.

5. Manga Tommy Atkins

É a manga mais cultivada no Brasil e a mais exportada no mundo todo. De acordo com um estudo publicado na Revista Brasileira de Fruticultura, de 2002, essa variedade representa 79% da área plantada no Brasil. A casca mistura tons de vermelho, rosa e amarelo quando o fruto está maduro.

 

tipos de manga 

Benefícios comuns a todos os tipos de manga

A manga é uma fruta rica em vitamina A, nutriente essencial à manutenção dos tecidos dos corpo. Essa vitamina contribui com o bom funcionamento dos vasos sanguíneos, beneficiando o sistema cardiovascular.

A alta concentração de ácido ascórbico, a vitamina C, contribui para o sistema imunológico e a regeneração do corpo. Já a alta concentração de fibras influi positivamente no colesterol, sendo capaz de regular os índices de colesterol ruim.

Outro benefício da fruta é seu poder antioxidante, que impede a oxidação ou o envelhecimento das células, sendo fundamental na prevenção do câncer. Juntamente com os antioxidantes estão os polifenóis, que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.

Cerca de 83% de qualquer um dos tipos de manga é água. Sendo assim, a fruta influencia no bom funcionamento do corpo ao trazer hidratação junto com seus nutrientes. Apesar do sabor adocicado, é uma fruta de baixa caloria.

Qualquer tipo de alimento natural (principalmente orgânico) é capaz de trazer diversos benefícios para a saúde. No entanto, o consumo exagerado, mesmo de frutas e legumes, pode ter um impacto negativo em uma dieta balanceada.

Certifique-se, com um nutricionista, quais as quantidades ideais de cada alimento que você ingere diariamente para equilibrar as necessidades nutritivas do seu corpo. Procure saber sobre o que você consome e qual o impacto desses alimentos na sua saúde.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!