Maquiagem

Pó de arroz tira o brilho e complementa o look

Por Redação Doutíssima 04/05/2015

Todas as mulheres já ouviram falar do pó de arroz. Atualmente chamado só de pó, é um produto de maquiagem quase indispensável na rotina de beleza. Ele fixa a maquiagem, ajuda a uniformizar a cobertura da pele e impede que o rosto fique oleoso ao longo do dia. Que tal saber um pouco mais sobre esse item importante do embelezamento feminino?

 

Tipos de pó

Ao procurar por esse item de maquiagem, você pode encontrar três versões, conheça qual a função de cada.

po de arroz

Pó compacto pode ser alternativa para mulheres que querem praticidade no dia a dia. Foto:iStock, Getty Images

1. Pó compacto

O clássico formato do pó o torna muito prático de ser levado na bolsa.  Por ser compacto, suas partículas oferecem maior cobertura das imperfeições.

Sobre a praticidade do pó compacto, é o que as consumidoras brasileiras desejam. Segundo pesquisa Mintel de 2014, 29% das entrevistadas carregam maquiagens na bolsa. Além disso, o levantamento constatou que as brasileiras acham que produtos menores são mais práticos para o dia a dia.

2. Pó solto

Com partículas menores, o pó solto tende a ser mais fino, promovendo um acabamento quase invisível na pele. Por ser solto, ele escapa facilmente da embalagem se essa for agitada. É ótimo para ter em casa, mas não deve ser carregado na bolsa.

3. Pancake

Pancake é um produto que une o poder de cobertura de uma base com o acabamento do pó de arroz. Ele une dois passos da maquiagem em um só, agilizando a rotina de beleza.

Como escolher o pó de arroz

Quanto às cores, o pó pode ser encontrado com a mesma variação de bases e corretivos. Há ainda o pó translúcido e o incolor, que não adicionam cor ao acabamento da maquiagem, apenas fixam e seguram a oleosidade.

 

Assim como a base e o corretivo, o pó precisa ser escolhido de acordo com o tom da sua pele. Esse passo pode ser ignorado se você optar por um produto sem cor. Mesmo assim, é importante testar o produto para ter certeza de que ele confere o acabamento que você procura.

Ao testar opções de pó de arroz, tenha em mente a sua rotina de maquiagem no dia a dia. Se você vai usar base e corretivo sempre antes do pó, teste o produto com os primeiros passos da maquiagem já aplicados. O efeito do pó varia conforme a preparação da pele antes da sua aplicação.

Como aplicar o pó de arroz

O pó de arroz deve ser o último passo da maquiagem. Ele serve para finalizar, assentar os outros produtos e garantir que tudo vai ficar no lugar por mais tempo. O pó também previne que a oleosidade natural da pele apareça através da maquiagem.

Para uma cobertura bem feita e uniforme, a melhor maneira de aplicar o pó de arroz é com uma esponja. Em geral, o produto conta com uma fina esponja de formato circular. Passe a esponja no pó e vá depositando o produto delicadamente sobre a pele.

Quem não gosta da aparência opaca do pó pode optar por aplicar o produto com um pincel bem fofo e largo. As cerdas espalham melhor as partículas do produto, deixando um aspecto mais natural. Com o pincel, também é possível finalizar a maquiagem com pó apenas nas regiões onde a oleosidade pode aparecer.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!