Guia do Câncer > Slider Home

Câncer Sutra ajuda detectar doença através de posições sexuais

Por Claudia Mercier 05/05/2015

A Associação Americana de Luta Contra o Câncer lançou na última semana o site “Câncer Sutra” (The Cancer Sutra) para promover a detecção precoce da doença. Segundo a entidade, dessa forma pode-se descobrir uma série de posições sexuais que, além do prazer proporcionado, pode ajudar a identificar sinais precoces de câncer de pele, mama ou da próstata.

 

O site explica por meio de textos e ilustrações como cada posição pode ajudar a detectar os primeiros sintomas de possíveis tumores. A ferramenta é só mais uma aliada no combate ao câncer. De acordo com dados do Inca, estão previstos para este ano aproximadamente 576 mil novos casos de câncer em homens e mulheres.

 

 

câncer sutra

O momento do sexo também pode ser usado para que um cuide do outro. Foto: Shuterstock.

 

Obviamente, para um diagnóstico preciso, uma consulta médica é imprescindível. “Este projeto é para ajudar a salvar vidas”, diz a associação. “Porque o medo do câncer pode ser tão ruim quanto o próprio câncer. Quanto mais cedo você vai detectar a doença, maiores são as chances de cura”, diz o site.

 

 

O site é inspirado no famoso Kama Sutra e detalha explicitamente uma série de posições sexuais. Cada vez, a combinação precisa de acrobacias que podem auxiliar na descoberta de possíveis caroços, por exemplo. Uma determinada posição favorece a detecção de câncer da mama, enquanto que outra ajuda a descobrir qualquer alteração nos testículos ou na próstata. Os desenhos são acompanhados de descrições para promover a prevenção. Sem tabus, o site descreve posições para casais heteros e homossexuais.

 

 

cancer sutra

www.cancersutra.com – Foto: Reprodução Twitter The Bull-White House

 

Câncer Sutra como aliado na prevenção da doença

 

 

A inteção do site, voltado para jovens e adultos, é fazer com que durante a intimidade o casal brinque com as posições, mas preste atenção também nos possíveis sintomas do câncer. O Doutíssima preparou uma lista com alguns tipos de alterações que podem indicar os primeiros sinais da doença. É válido reforçar que homens e mulheres precisam fazer exames de controle periódicos e, caso qualquer alteração seja percebida, um médico deve ser procurado o mais rápido possível.

 

Câncer de Pele

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o problema, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

 

 

– Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
– Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
– Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

 

 

Câncer de mama

 

No Brasil, o câncer da mama é a primeira causa de morte entre as mulheres, devido ao diagnóstico tardio. O câncer de mama é sobretudo uma enfermidade das mulheres, mas pode também ocorrer em homens (aproximadamente 1% dos casos).

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cancerologia, o sinal mais comum do câncer da mama é o aparecimento de um nódulo ou endurecimento, sobretudo um nódulo que não desaparece e que não muda de aspecto quando apalpado. É bom lembrar que alguns desses nódulos poderão ser benignos e só o médico é capaz de identificá-los corretamente.

 

 

Outros sinais que devem ser buscados são: edema (inchação), ruga (retração da pele), “dimple” (covinha, escavação), eritema, ulceração da pele e sangramento pelo mamilo, desvio do mamilo, alteração da aréola. Embora os canceres de mama no início não apresentem dor, qualquer dor mamaria, fora do período pré-menstrual ,deve ser relatada ao médico.

 

Câncer de próstata

De acordo com a Sociedade Brasielria de Urologia, o câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Ocorre quando células de uma glândula chamada próstata começam a se multiplicar de forma desordenada. Geralmente, o câncer de próstata em fase inicial não apresenta sintomas.

 

Alguns pacientes podem, inclusive, nunca ter sintomas. Por isso é fundamental que o homem faça exames de rotina. Quando o tumor cresce, os sintomas mais comuns estão relacionados ao ato de urinar, como urgência, dificuldade e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!