Dieta

Hummus é aliado nutritivo para quem quer emagrecer

Por Redação Doutíssima 05/05/2015

Você já ouviu falar do hummus? Trata-se de um prato oriental, elaborado a partir de grão de bico triturado, pasta de gergelim, azeite e outros temperos. Além de saboroso, o hummus é nutritivo e pode ser um poderoso aliado no cardápio de quem quer perder peso.

 

Os ingredientes presentes na receita são ricos em antioxidantes, vitaminas, proteínas, fibras e ferro. Portanto, é um alimento muito benéfico para o organismo. Essa constatação contribuiu para a disseminação do hummus ao redor do globo: um levantamento feito nos Estados Unidos apontou que mais de 15 milhões de americanos já incluíram o prato em seu cardápio diário.

hummus

Hummus é rico em vitaminas e antioxidantes, além de ser excelente opção para a dieta. Foto: iStock, Getty Images

Entenda os benefícios do hummus

Os componentes do hummus, além de ajudarem a garantir a saúde do corpo, são excelentes aliados no controle do colesterol e na perda de peso. Entenda os motivos:

 

Emagrecimento

 

De acordo com o portal The Huffington Post, o hummus contém tantas proteínas que ajuda a evitar a fome entre as refeições e auxilia no balanceamento dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, ele tende a aumentar a energia do corpo, o que pode ser uma motivação extra para quem quer praticar um exercício físico.

 

Prevenção de doenças

 

Por ser rico em vitamina B, cálcio e ácido fólico, o hummus ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir o surgimento de doenças coronarianas e câncer. A mistura dos ingredientes proporciona fibras ao organismo, fator que auxilia na redução do colesterol e no controle da pressão sanguínea, através da eliminação de açúcares e gorduras no sangue. Assim, o coração fica mais forte.

 

Antioxidantes

 

Os antioxidantes são substâncias poderosas que ajudam a combater os radicais livres do organismo. Por isso, o hummus auxilia na “limpeza do corpo”, neutralizando a ação das moléculas responsáveis por causar danos ao nosso sistema. Uma consequência desse processo é o rejuvenescimento da pele.

 

Saiba como preparar o hummus em casa

O hummus é uma receita prática de fazer em casa. O ideal é preparar a mistura com ingredientes fresquinhos, para aproveitar bem os nutrientes.

 

É possível consumir somente a pasta, como um lanchinho, ou incrementar o hummus no almoço ou jantar, servindo com pão sírio, torradinhas e legumes frescos. Veja como fazer:

 

Ingredientes

 

500g de grão de bico cozido (reserve a água para bater a pasta)

 

3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergilim)

 

3 colheres de sopa de suco de limão

 

2 colheres de sopa de azeite extra virgem

 

sal e pimenta do reino (opcional)

Modo de preparo

 

Bata todos os ingredientes no liquidificador. acrescentando a água na qual o grão de bico foi cozido. É necessário bater até que a mistura fique consistente e suave. Se sua preferência é um tempero mais forte, adicione sal e pimenta do reino quando for servir.

 

Modo de servir

 

Se quiser consumir o hummus à maneira tradicional árabe, coloque a mistura em uma tigela. Enfeite com uma folha de hortelã no centro e cebolas em volta. Deixe à mesa uma porção de pão sírio: fica delicioso e complementa o sabor.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!