Uma festa de casamento não é completa sem os deliciosos bem-casados. Todo convidado espera sair com esse doce de lembrança do evento e, por isso, saber como preparar é uma das preocupações dos noivos. A boa notícia é que a receita pode ser feita em casa e de forma bastante fácil. Quer conferir?
Bem-casados: as estrelas da festa
Se tem casamento, tem que ter bem-casados. O doce é tradicional neste tipo de festa, mas é preciso ter cuidado na escolha do fornecedor para garantir que você ofereça aos seus convidados um produto de qualidade e com sabor inigualável.
Você pode pedir indicação a amigos e familiares, mas uma dica de ouro é experimentar a receita de várias empresas para, só então, decidir qual é a melhor. É importante garantir, também, que eles sejam entregues com antecedência – embora não muita, já que têm uma validade em torno de sete dias.
Para saber a quantidade exata de doces para a festa, especialistas em organizar casamentos indicam seguir como regra ter, no mínimo, um bem-casado para cada convidado. Se você for uma noiva precavida, porém, é melhor ter uma margem de erros, já que muitas vezes eles são consumidos na própria festa.
Origem da tradição dos bem-casados
Com mais de 100 anos de existência, os bem-casados são um doce português que acabou parando no Brasil com a colonização. Eles representam duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo. Para ter muita sorte na união, ele é distribuído como brinde a cada convidado.
Diz a crença que todo aquele que saborear esse doce será abençoado com a mesma sorte e felicidade. Foi a partir disso que os bem-casados são uma das tradições mais deliciosas de uma festa de casamento.
Confira uma receita de bem-casado
Ingredientes para a massa:
– 6 ovos
– 3g ou 1 colher (chá) de cremor de tártaro
– 140g ou 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
– 150g ou 1 xícara (chá) de fécula de batata
– 24g ou 3 colheres (sopa) de farinha de trigo tipo 1
– 5ml ou 1 colher (chá) de essência de baunilha
– 5g ou 1 colher (chá) de fermento em pó
Ingredientes para recheio:
– 1kg de chocolate branco
– 300g ou 1 lata de creme de leite com soro
– 300g de damasco seco cortado em tiras finas
Dica da receita: o cremor de tártaro é um subproduto da produção de vinho e é utilizado para manter a superfície dos doces mais seca, sem melar, como na confecção de suspiros. Ele também auxilia na maciez de bolos e biscoitos.
Modo de preparo:
Para fazer a massa, bata os ovos com o cremor de tártaro peneirado com o açúcar de confeiteiro por cerca de 10 minutos ou até obter um creme bem fofo e esbranquiçado. Peneire a fécula de batata e a farinha. Reserve.
Retire da batedeira e incorpore delicadamente a fécula e a farinha reservada, sempre misturando de baixo para cima. Adicione a essência e o fermento e mexa até ficar uniforme.
Passe para um saco de confeitar e faça biscoitos sobre assadeiras untadas e enfarinhadas. Asse em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 15 minutos, ou até a base dourar levemente. Retire do forno e deixe esfriar.
Para o recheio, derreta o chocolate branco conforme as instruções da embalagem e misture com o creme de leite até obter um creme ganache. Coloque o damasco e mexa até ficar homogêneo.
Feita a massa e o recheio, passe esse último para um saco de confeitar com bico largo e faça uma pitanga no meio do biscoito. Una com o outro biscoito formando o bem-casado. Repita com o restante da massa.
Embale com o papel celofane e, depois, com o crepom. Feche com uma fita de cetim. A receita rende 50 bem-casados.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!