Dieta > Slider Home

Suco rosa: conheça todo o poder dessa bebida

Por Redação Doutíssima 05/05/2015

Depois da febre do suco verde, os apaixonados por fitness estão apostando agora no suco rosa para melhorar o seu desemprenho na academia. Mas você sabe qual a razão desse sucesso todo?

Estudos revelam que ele é capaz de melhorar o desempenho físico, além de ajudar na recuperação dos músculos. Quer mais? O seu ingrediente principal é a beterraba, que pode trazer benefícios adicionais à saúde.

suco-rosa

Beterraba dá o toque rosa para um suco recheado de benefícios. Foto: iStock, Getty Images

Beterraba é o segredo do suco rosa

Um estudo recente publicado na revista Medicine and Science in Sports and Exercise testou os efeitos do suco de beterraba em ciclistas competitivos. Aqueles que beberam o suco tiveram maior potência se comparados com os outros atletas: submetidos a mesma quantidade de esforço, foram 11 segundos mais rápidos, em média.

 

O suco rosa feito com beterraba também se mostra positivo para aqueles que não são atletas e possuem dificuldades para realizar atividades de baixa intensidade, como caminhar. É o que indica uma pesquisa publicada em 2010 no Journal of Applied Physiology, segundo a qual o suco de beterraba reduziu a quantidade de esforço necessário em até 12%.

 

Além desses benefícios acima, conforme um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, o consumo regular do suco rosa é capaz de melhorar o desempenho atlético, aumentando a resistência em 10%, e reduzir a pressão arterial e a fadiga.

 

Outras razões para investir no suco rosa

Existem muitas versões da receita de suco rosa, porém, dois ingredientes comuns em praticamente todas elas são a beterraba e a laranja. Segundo a endocrinologista Tatiana Cunha, estes dois elementos podem ter benefícios adicionais a saúde.

 

A especialista revela que a laranja traz a vitamina C, importante para o organismo, porque combate os radicais livres produzidos durante a prática esportiva.

Além disso, ataca o colesterol, melhora problemas digestivos, estimula as funções intestinais, oferece cálcio, magnésio, potássio, fósforo, ferro. “Mas o que devemos ressaltar são as propriedades antioxidantes da fruta: são mais de 170 diferentes tipos de fotoquímicos e mais de 60 flavonoides”, explica.

 

A beterraba também possui benefícios, como a manutenção dos tecidos cerebrais. É, também, fonte de vitaminas, proteínas e ferro, auxilia na formação de ferro, regula as funções musculares e nervosas, previne e auxilia o tratamento da anemia, estimula a produção de glóbulos vermelhos, dentre outros pontos positivos.

 

Unindo a fruta com o legume você junta o sabor delicioso com todas as propriedades nutritivas, além de acelerar o metabolismo, desintoxicar o seu organismo eliminando as toxinas, ajuda no emagrecimento e diminuindo a retenção de líquidos.

Lembre-se, porém, que nenhuma receita é milagrosa: tudo deve estar alinhado a uma rotina de atividades físicas e uma alimentação saudável.

 

A endocrinologista indica que para ter todos os benefícios do suco você deve tomá-lo todos os dias. Diabéticos devem consultar um médico antes de ingerir a bebida, pois os ingredientes possuem alto índice de açúcar naturalmente.

 

Como preparar o suco rosa

Para ter os benefícios do suco rosa, basta bater no liquidificador 1 beterraba média, 1 cenoura média, o suco de 1 laranja e 100 ml de água.

Você não deve coar a receita e beber imediatamente. Acrescente gelo para uma bebida refrescante.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!