Exercícios

Tipos de barriga: veja como descobrir qual é o seu

Por Redação Doutíssima 05/05/2015

Se você está entre os descontentes com a sua barriga, seja bem-vindo ao time. Muitos são os brasileiros que querem moldar melhor essa região do corpo. Antes de iniciar uma série de exercícios, é importante conhecer os tipos de barriga.

Por que conhecer os tipos de barriga?

Acontece que determinadas atividades físicas são mais benéficas para alguns tipos e nem tanto para outros. Além disso, alguns tipos de barriga são definidos por hormônios, o que também influencia na sua escolha. Se você quer identificar qual é o seu tipo de barriga e como acabar com ela, este artigo pode ajudar.

tipos-de-barriga

Ter uma barriguinha sarada depende do que você come e de como se exercita. Foto: iStock, Getty Images

Tipos de barriga e exercícios indicados

1. Pneuzinho sobressalente

Pessoas que levam uma vida sedentária e trabalham muito tempo sentadas podem ter pneuzinhos na barriga. Este é um dos tipos de barriga que normalmente têm uma ligação emocional com alimentos açucarados ou álcool.

 

Como acabar com ela: reduza o consumo de álcool. O álcool se transforma em açúcar puro e, uma vez consumido, vai direto para sua cintura. Ele também impede que você queime outros tipos de gordura até que a bebida tenha sido processada.

 

Além disso, faça uma dieta saudável, cheia de alimentos frescos como peixes, ovos, carne e vegetais orgânicos. Também fazer uma longa caminhada, musculação ou uma aula de ioga, são atitudes benéficas. Em casa, é possível tentar alguns exercícios funcionais.

 

2. Barriga de estresse

Normalmente, pessoas suscetíveis a problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável, podem ter um dos tipos de barriga bastante comum, já que estes problemas causam inchaço.

 

Quando estamos estressados, o organismo produz cortisol, um hormônio que estimula o corpo a se agarrar à gordura ao redor do estômago. Este tipo de barriga também é bastante dura ao toque, e não oscilante.

 

Como acabar com ela: vá para a cama mais cedo e durma mais. A falta de sono interrompe a produção de leptina, que ajuda a regular o apetite e o metabolismo.

Limite o consumo de café para não mais de duas xícaras por dia e tente fazer exercícios calmantes, como ioga, longas caminhadas, natação, ou trabalho de resistência.

 

3. Pochete

As pessoas que tem este tipo de barriga podem até ser magras, mas não conseguem se livrar da gordurinha um pouco abaixo da barriga. Pessoas que não cuidam da sua alimentação também estão sujeitas a esse tipo de barriga.

 

Como acabar com ela: uma boa alimentação e muita fibra são essenciais para melhorar as condições de digestivas, como inflamação, inchaço e constipação – todas capazes de gerar uma barriga do tipo pochete. Vegetais de folhas verdes e grãos integrais são boas fontes naturais de fibras.

 

Por outro lado, exercícios como flexões e circuitos de exercícios, agachamentos, ou outros que trabalham conjuntos musculares individuais, são extremamente positivos.

 

4. Barriga inchada

 

Barrigas inchadas são frequentemente planas na parte da manhã, mas incham ao longo do dia. O inchaço afeta tanto mulheres magras quanto as que sofrem com sobrepeso. É quase sempre causada por intolerâncias alimentares e alergias, ou intestinos preguiçosos.

 

Como acabar com ela: tente eliminar alimentos aos quais você seja intolerante, como o glúten, por 15 dias, e confira se o inchaço diminui.

Concentre-se em uma dieta com muitos vegetais frescos, carne, frango e peixe. Faça do seu café da manhã a sua maior refeição e evite comer tarde da noite, o que leva ao inchaço. Mastigue bem os alimentos e beba bastante água.

Acredite ou não, a respiração pode ser a melhor coisa a fazer para enfrentar esse tipo de barriga. Tente isso todas as manhãs: deite-se de costas e respire profundamente dez vezes. Depois de comer, faça uma caminhada para ajudar o processo digestivo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!