Relacionamento

Veja dicas e aprenda como organizar um casamento

Por Redação Doutíssima 05/05/2015

Depois da conquista do amor e do projeto de oficializar a união diante de amigos e da família, vem a grande questão: como organizar um casamento? A lista de tarefas é grande e a noiva vai precisar de ajuda. Quem dá as dicas para esse grande passo é a cerimonialista Lu Larré, da Eh Ventus.

De acordo com ela, é importante que os noivos entendam não somente o que precisam fazer, mas também o que devem evitar quando o assunto é aprender como organizar um casamento.

como-organizar-um-casamento

Atenção aos detalhes da recepção aos convidados é importante para sucesso da festa. Foto: iStock, Getty Images

Como organizar um casamento: o começo

Para começar, Lu ensina que o primeiro passo é definir a lista de convidados. Ela é importante para que se decida o local da festa. “Caso o local seja escolhido antes da lista de convidados ficar pronta, pode acontecer de o lugar ser grande ou pequeno demais”, comenta.

Em seguida, os noivos precisam escolher “a cara do casamento”, ou seja, se terá cerimônia, se será um mini wedding. “A personalização está super em alta”, sugere Lu.

Ela frisa que os noivos devem estar cientes do orçamento que têm à disposição, o que vai ajudar em muitas escolhas na hora de decidir como organizar um casamento. “Orçamentos e cotações no primeiro momento são super importantes e os itens de maior investimento são: local, gastronomia, foto e filmagem”, afirma.

De acordo com a cerimonialista, é fundamental que haja o envolvimento do noivo no casamento. É ele quem vai ajudar a noiva a tomar as decisões. Assim, ela se sentirá mais segura com esse apoio e isso ajuda, consequentemente, na personalização do casamento.

Um aspecto destacado por Lu é justamente a importância do papel do cerimonialista ou assessor na hora de saber como organizar um casamento. É este profissional que vai ajudar o casal a dosar a sua verba de forma que o convidado não perceba que algum serviço teve mais investimento que o outro. “A festa precisa ter um equilíbrio”, diz Lu.

Outro item que será determinante no processo para organizar um casamento é a escolha dos serviços de fotografia e filmagem. Como essas são as formas de eternizar esse momento único, orienta Lu, a empatia dos noivos com a equipe responsável é a garantia de ótimos registros.

Como organizar um casamento sem erros

De acordo com Lu, entre os erros mais comuns ao organizar um casamento é que as noivas confundem o papel do decorador com o de cerimonialista. “O trabalho de um cerimonialista pode começar um ano antes do casamento. É esse profissional que irá indicar e auxiliar os noivos na escolha dos demais fornecedores”, esclarece Lu.

No dia do casamento, o cerimonialista é responsável por inúmeros detalhes (inclusive a conferência na montagem da decoração, tanto na igreja quanto na recepção).

“Muitas vezes, as noivas não levam em consideração que os profissionais envolvidos na montagem e decoração do evento – que leva o dia todo – estarão cansados quando chegar o momento da festa e, mesmo que tenham boa vontade, não prestarão um bom serviço de cerimonial”, comenta Lu.

A solução para isso, diz ela, é que as duas situações estejam separadas: decoração e o serviço de cerimonial. As duas equipes precisam estar envolvidas, cada uma prestando o melhor do seu trabalho.

Outros cuidados essenciais

Os noivos devem pensar, antes de tudo, no conforto do convidado. Segundo Lu, muitas vezes as noivas apresentam fotos de referências de lindos lugares ao ar livre, por exemplo, e se esquecem, (na ânsia de querer reproduzir o que estão vendo) de que casamento ao ar livre tem inúmeras peculiaridades.

Se for essa a sua escolha, é preciso levar em conta a época do ano em que irá ocorrer o casamento. A depender do clima, pode ser que os convidados sintam frio ou calor. Isso sem falar na possibilidade de picadas de insetos ou aclives do terreno.

Por fim, pense na gastronomia como um dos pontos altos da festa. “Não economize no número de garçons. A bebida gelada é importante – voltamos à questão conforto do convidado. Para escolher o tipo certo de bebida, tenha em mente o público da festa, pois muitas opções de bebidas podem dificultar o serviço dos garçons”, conclui.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!