Fitness

Álcool e boa forma não combinam, por Giovana Guido

Por Giovana Guido 06/05/2015

Diariamente eu recebo e-mails de pessoas pedindo orientações para aumentarem a massa muscular e queimar gordura. Uma das perguntas mais comuns é: “bebidas alcoólicas realmente afetam a boa forma e atrapalham o crescimento muscular e a redução de gordura?”. Sinto muito dizer, mas sim! Álcool com frequência terá um impacto negativo nos resultados dos seus treinos.

 

 

O álcool é mais prejudicial do que a maioria das pessoas pensa, por isso é muito importante que você entenda como isso afeta o seu progresso. Se você está determinado a conquistar o físico dos seus sonhos, você deverá estar ciente dos problemas que a ingestão destas bebidas irá causar.

 

 

boa forma

Cada grama de álcool equivale a sete calorias. Foto: Shutterstock

 

1- Desidratação

 

Os rins devem filtrar e eliminar altas quantidades de água para que o álcool possa ser quebrado e eliminado. Isso pode resultar numa séria desidratação. A água tem um papel crucial no processo de construção dos músculos e se você estiver desidratado isso não irá acontecer. Os músculos são compostos de 60 a 70% de água. Se você está desidratado, você estará fraco, terá menos energia e sua mente não ficará focada. Resumindo: você não irá funcionar adequadamente.

 

 

2- Síntese de proteínas

 

A síntese de proteínas é o processo onde os aminoácidos se juntam para formar uma proteína completa. O álcool faz com que esse processo fique mais lento em 20%. O problema é que os músculos são formados através das proteínas completas e esse atraso compromete diretamente o seu desenvolvimento.

 

boa forma2

O álcool deixa a síntese da proteína 20% mais lenta. Foto:Shutterstock.

 

 

3- Aumenta os depósitos de gordura

 

Cada grama de álcool equivale a sete calorias. E além dele ser “engordativo”, geralmente vem acompanhado por petiscos mais calóricos ainda à base de frituras, carboidratos e gorduras ruins. Quando você sai para beber e comer petiscos, o prejuízo é enorme.

 

 

4- Reduz absorção de vitaminas e minerais

 

O consumo frequente de álcool pode causar deficiência das vitaminas A, C, complexo B, e minerais cálcio, zinco e fósforo. Vitaminas e minerais mantêm a organização do funcionamento do seu corpo e se você possui deficiência de algum desses nutrientes, sua fisiologia será prejudicada.

 

 

boa forma1

A água será sempre a melhor aliada na conquista da boa forma. Foto: Shutterstock.

5- Piores escolhas alimentares

 

Dificilmente uma pessoa vai sair para beber e comerá algo saudável em conjunto. Podemos concluir que o consumo de álcool leva a ingestão de comidas não-saudáveis. Pense em uma noite no bar com os amigos, tomando muitos drinks.

 

 

A última coisa que você vai querer é um peito de frango grelhado com brócolis. Você vai querer algo calórico, gorduroso e é aí que mora o perigo. Se isso é uma rotina em sua vida, seus objetivos nunca serão alcançados.

 

Claro que é importante ter momentos de descontração, porém esse tipo de diversão não te trará benefício algum no seu processo de mudança da composição corporal. Caso vá consumir álcool, tenha certeza que será só esporadicamente e em quantidades moderadas, sem os petiscos.

 

 

Alguns drinks aqui e outros ali, não trarão problemas, mas se você fizer isso todo final de semana é melhor dar adeus aos seus ganhos musculares e queima de gordura.

 

 

Os vilões da boa forma

 

– Cerveja light ou sem álcool – 300 ml – 75 calorias

– Cerveja – lata 355 ml – 150 calorias

– Chopp – tulipa 300 ml – 130 calorias

– Caipirinha com açúcar – 100 ml – 250 calorias

– Caipirinha com adoçante – 100 ml – 170 calorias

– Cachaça – 50 ml – 115 calorias

– Batida com leite condensado – 200 ml – 350 calorias

– Champanhe – taça 125 ml – 80 calorias

– Saquê – 100 ml – 130 calorias

– Uísque – 50 ml – 120 calorias

– Vinho tinto/branco doce – 150 ml – 210 calorias

– Vinho tinto/branco seco – 150 ml – 130 calorias

– Vodka – 50 ml – 120 calorias

 

Giovana Guido6

 

Giovana Guido é a atual campeã paulista na categoria Bikini Fitness, vice campeã brasileira e 11° melhor atleta do mundo nesta modalidade. Ela é parceira do Doutíssma e ensina como aliar uma boa dieta à prática de exercícios físicos. Foto: Benjamin Brignola.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!