É possível fazer um bolo sem trigo? A farinha de trigo é um dos principais ingredientes de bolos e tortas. Porém, muitas pessoas precisam de alternativas, já que são sensíveis a uma substância dessa farinha: o glúten.

 

Algumas substituições podem ser feitas para preparar um bolo sem trigo, sem comprometer o seu sabor.

bolo sem trigo
Receitas com farinha de coco ou de milho podem ser uma opção para quem é celíaco. Foto:iStock, Getty Images

Bolo sem trigo: é possível?

A médica e professora de anatomia na Universidade de Oslo, na Noruega, Anne Spurkland, começou a pesquisar sobre a possibilidade da substituição de ingredientes em bolos quando o seu marido foi diagnosticado com a doença celíaca.

 

A doença celíaca afeta o intestino delgado, devido à intolerância para o glúten, uma proteína no grão do trigo. O consumo de produtos com glúten, como a farinha de trigo, conduz a uma reação alérgica no intestino delgado. Assim, Spurkland escreveu um livro sobre a arte de assar bolos saborosos sem leite, farinha, ovos e açúcar.

 

A preparação de bolo sem trigo não é um problema, de acordo com Spurkland. Se você tem fermento e ovos na receita, pode trocar a farinha de trigo por outros ingredientes livres de glúten. Isso porque a farinha não adiciona sabor ao bolo, apenas dá a consistência fofa e esponjosa.

 

Como substituir a farinha de trigo

Se você é celíaco, confira opções para substituir a tradicional farinha de trigo.

1. Farinha de amêndoas

Apenas um toque dessa farinha (cerca de 1/4 da mistura de farinha) é tudo que você precisa para adicionar umidade, além de um sabor leve e densidade ao bolo.

 

2. Farinha de amaranto

O amaranto é um antigo grão que contém mais proteína do que qualquer outro grão livre de glúten e mais proteína do que a farinha de trigo. Pode-se substituir de 20 a 25% da farinha de trigo utilizada na sua receita por essa farinha.

 

3. Farinha de grão de bico

É um ingrediente básico no Paquistão e no Nepal. Você pode substituir até metade da quantidade de farinha de trigo em uma receita com farinha de grão de bico.

 

4. Farinha de coco

Ela é rica em fibras e tem um sabor de coco muito leve. A farinha de coco pode substituir até 20% da farinha tradicional em uma receita.

 

5. Farinha de Milho

A farinha de milho amarelo é outra alternativa sem glúten à farinha de trigo.

 

6. Farinha de Arroz

A farinha de arroz é uma forma de farinha feita de arroz finamente moída. Ela é mais leve e mais fácil de digerir do que a farinha de trigo.

 

Receita de bolo sem trigo

Agora, aprenda a preparar um bolo sem trigo delicioso para o dia a dia.

 

Ingredientes

4 xícaras de leite

 

1 1/2 xícara de farinha de milho

 

3 ovos

 

2 colheres (sopa) de manteiga

 

1 colher (sopa) de fermento

 

2 1/2 xícaras de açúcar (ou a gosto)

 

1/2 xícara de queijo ralado

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em temperatura média e unte uma assadeira média. Depois, coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento e o queijo, até virar uma massa homogênea.

Então, acrescente o queijo e o fermento, e mexa com uma colher. Coloque a massa em uma assadeira e leve ao forno até dourar. Espete um palito de dente para se certificar que o seu bolo sem trigo está assado em seu interior.

 

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