Zen

Aprenda posturas de yoga para iniciantes

Por Redação Doutíssima 06/05/2015

A yoga é uma filosofia de vida milenar que tem conquistado muitos adeptos, principalmente após a onda fitness que invadiu a internet. Ela prega uma nutrição equilibrada e a manutenção de um corpo saudável. As posturas de yoga podem auxiliar muito quem busca melhorar a qualidade de vida em termos corporais e mentais.

A professora Kali Ananda, da Academia Fit Premium, de Curitiba (PR), explica que a prática das posturas de yoga trabalha a auto-observação e a contemplação, trazendo autoconhecimento. Para os praticantes de yoga, a vida se torna mais plena e harmoniosa, pois além da prática corporal, o exercício estimula um maior respeito e compreensão pelo próximo.

posturas de yoga

Além da prática corporal, yoga estimula maior respeito e compreensão ao próximo. Foto: iStock, Getty Images

Qual a importância de aprender as posturas de yoga

“É possível praticar as posturas de yoga diariamente na sua casa, mas é necessário ter um conhecimento prévio”, recomenda a professora. Ela explica que o melhor a se fazer é praticar primeiro com um professor experiente e depois, quando tiver uma boa noção sobre a prática, se aventurar sozinho. As posturas de yoga quando realizadas sem consciência, sem conhecimento corporal e sem respeito aos limites do corpo podem trazer lesões.

Como fazer as posturas de yoga

Confira posturas de yoga fáceis e que podem ser praticadas por qualquer pessoa, sugeridas pela professora Kali Ananda:

 

– Chatuspadasana (movimentação da postura do gato)

 

Pode ser feita sentada em uma cadeira ou no tapete.

 

Sobre o tapete coloque-se em seis apoios: mãos no chão na linha dos ombros, cotovelos levemente flexionados. Joelhos no chão, com joelhos e pés afastados na largura dos quadris. Numa inspiração elevar o queixo e o cóccix, afundando a coluna.

 

Expirando, descer o queixo em direção ao peito, recolher cóccix e abdome, arredondando a coluna. Sincronizando movimento e respiração, realize por alguns ciclos (de 5 a 10) e então descanse, sentando sobre os calcanhares com os braços para trás e a testa apoiada no chão.

 

Variação sentada em uma cadeira:

 

Sentada com os pés apoiados no chão levemente afastados, as mãos sobre as coxas. Alinhar a coluna crescendo a partir dela. Numa inspiração elevar o queixo e trazer os ombros para trás, abrindo o peito. Expirando, recolher o queixo e os ombros, recolhendo o abdome e arredondando a coluna.

 

Depois de alguns ciclos (5 a 10) descer o tronco à frente, soltando o peso da cabeça, soltando os braços ao lado das pernas e descansando as costas. Permanecer assim descansando por alguns segundos e numa inspiração subir o tronco, desenrolando com cuidado a coluna.

 

posturas de yoga

 

– Chandrasana (postura da Lua)

 

Na postura em pé com os pés afastados na largura dos quadris alinhar a coluna, encaixar quadris e abdome, deixando braços ao lado do tronco. Numa inspiração, elevar o braço direito lateralmente, expirando. Descer o tronco para o lado esquerdo, envolvendo o braço direito em um arco firme por cima da cabeça. Relaxar ombro e braço esquerdo.

 

Permanecer com a respiração livre por alguns ciclos de respiração (3 a 6) e numa inspiração retornar, subindo braço direito e tronco, e expirando descer o braço lateralmente. Repetir da mesma forma para o outro lado.

 

– Uttanasana (postura de estiramento posterior do corpo)

 

Em pé, com o pés afastados na largura dos quadris, quadris e abdome encaixados e coluna alinhada, braços ao lado do corpo. Numa inspiração elevar os braços lateralmente e expirando descer os braços e o tronco à frente, soltando mãos, braços e ombros, soltando o peso da cabeça e relaxando as costas.

 

Sentindo desconforto ou dor nas costas, para aliviar flexionar levemente os joelhos. Permanecer de 3 a 5 respirações e numa inspiração subir desenrolando a coluna, subindo por último a cabeça.

 

Boa prática e namastê!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!