Zen

Atenção na hora de escolher as plantas para interiores

Por Redação Doutíssima 06/05/2015

Na sua casa, existem plantas para interiores? Uma residência com flores ou folhagens é sempre mais aconchegante e remete à vida, movimento e criatividade. O verde da natureza em um ambiente faz toda a diferença e, ao contrário do que muitos possam imaginar, cultivar não é nada complicado.

 

Com um pouco de informação e dedicação, é possível transformar qualquer ambiente em um lugar ainda melhor para se estar.

Tudo começa na escolha das plantas para interiores, como explica a arquiteta e urbanista Deise Soares. Para ambientes fechados, de acordo com ela, deve-se escolher as plantas que gostam de luminosidade, porém não são fãs da luz direta do sol.

plantas para interiores

Cultivo de plantas dentro de casa pode deixar o ambiente mais aconchegante. Foto:iStock, Getty Images

Essas se adaptam facilmente em ambientes bem iluminados, mesmo assim, requerem cuidados, como poda, água periodicamente e adubo. “Podemos citar as suculentas que são de fácil manutenção, a lança (ou espada) de São Jorge, as bromélias, algumas espécies de palmeiras, e até mesmo as violetas”, diz Deise.

Ambiente das plantas para interiores

Quanto ao ambiente que vai abrigar as plantas para interiores, em primeiro lugar, acrescenta a arquiteta, deve-se observar se é o suficientemente iluminado. “Qualquer espécie de planta precisa de iluminação e boa ventilação”, comenta Deise.

O espaço destinado também é importante, para determinar a escolha do porte da planta e o vaso adequado. “A espécie deverá ser escolhida também de acordo com a finalidade desejada, ou seja, com flores, folhagem, cuidados com manutenção maiores ou menores”, salienta.

Outro aspecto bem importante destacado por Deise é que as plantas para interiores vão além da função de embelezar um ambiente. Certas espécies, diz ela, atuam como purificadores de ar, como o lírio da paz, outras funcionam como umidificadores naturais, e filtros.

“As plantas nos remetem a uma  maior proximidade à natureza, trazem bem-estar. O perfume agradável traz tranquilidade”, comenta.

Por outro lado, há espécies que jamais devem ser usadas como plantas para interiores. Plantas venenosas, avisa Deise, nunca são aconselháveis, são espécies que ao invés de ajudar a purificar o ar, precisam de mais ar para transpiração.

[RoyalSlider Error] No post attachments found.

Plantas para interiores e pouco cuidado

Há quem acredite não poder cultivar plantas dentro de casa por passar o dia todo fora a trabalho. Mas, para essas pessoas, Deise dá uma dica bem importante: plantas para uso interno requerem um espaço com boa iluminação natural e cuidados periódicos, nem sempre requerem rega todos os dias.

Por isso, não há desculpa para deixar de dar um toque a mais de vida e de natureza em sua casa. Mas também é preciso ter em mente algumas orientações bem importantes. O maior erro de quem tem dúvidas em relação a plantas em ambientes fechados é pensar que qualquer ambiente pode receber plantas.

E Deise volta a falar sobre a iluminação do local escolhido para colocar as plantas. “Tem quem imagine que as plantas que ficam em ambientes fechados não precisam de cuidados especiais – como boa iluminação natural -, cuidados na quantidade de água e um vaso do tamanho adequado para a espécie escolhida”, ensina a arquiteta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!