Receitas

Conheça 6 tipos de café e escolha o seu preferido

Por Redação Doutíssima 06/05/2015

Quem nunca tomou aquela xícara de café para espantar o sono ou até mesmo para encontrar a motivação que faltava para terminar uma tarefa? Mas se engana quem pensa que essa bebida combina apenas com o trabalho. O café é também um excelente aliado na prevenção do câncer por ser fonte de antioxidante. Confira alguns tipos de café e escolha o seu preferido.

tipos de café

Café é uma das bebidas mais populares no mundo todo. Foto: iStock, Getty Images

Tipos de café

O café é uma bebida muito popular entre os brasileiros e estima-se que, por ano, sejam consumidas 173 bilhões de xícaras dos mais diversos tipos de café. Essa bebida ainda se mostra benéfica para o funcionamento do fígado, melhora o humor e a memória, diminuindo o estresse.

Alguns tipos de café combinam com leite vaporizado. Mas você sabe o que é? Trata-se de um leite mais cremoso, mais denso e para fazer esse creme o ideal é que seja utilizado o integral. E em casa pode se utilizar a cremeira, cafeteira caseira e mix com haste de mola.

[RoyalSlider Error] No post attachments found.

Café com leite

Simples e rápido de fazer. O café é filtrado com leite aquecido ou fervido. Há outra opção onde se utiliza o café expresso com leite vaporizado e, para dar o toque final, coloca-se uma fina camada de espuma de leite.

Mocha

Conhecido também como Mocaccino, essa bebida é perfeita para aqueles que não abrem mão do chocolate. O café mocha leva calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de café expresso.

Cappuccino

Existem dois tipos de café cappuccino. O primeiro deles é feito com ⅓ de expresso, ⅓ de leite vaporizado e ⅓ de espuma de leite em uma xícara de 150 ml ou 180 ml. A textura da espuma de leite deve ser densa e cremosa. E não se pode esquecer que a temperatura não deve ultrapassar 60ºC. No Brasil, as pessoas tem o hábito de acrescentar canela e chocolate ao cappuccino.

A segunda maneira de consumir esse café é conhecida como cappuccino italiano. Nesse caso, é incluído chocolate em pó no preparo.

Pingado

É servido um copo de leite quente com uma gota ou pouca quantidade de café. Essa bebida é muito popular em bares e padaria do Brasil.

Cortado

Também conhecido como Latte, café Latte ou Média, esse é um dos tipos de café mais comuns nas padarias no Rio Grande do Sul. Consiste em café expresso, leite vaporizado e espuma de leite. A textura deve ser menos cremosa que o cappuccino.

Café com chantilly

Comum e básico. Esse drink é feito com uma dose de expresso e finalizado com uma cobertura de chantilly.

Tipos de café: desvantagens do consumo

Devido à substância cafeína, o consumo de café pode causar insônia. Segundo a pesquisa realizada pela Universidade Wayne State, Michigan, o consumo de duas xícaras até cinco horas antes de dormir reduziram o período de sono em uma hora.

Agora que você conhece os tipos de café mais populares no país, está esperando o que para desfrutar dessa deliciosa bebida?

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!