Pele

Veja dicas de como evitar estrias na gravidez

Por Redação Doutíssima 06/05/2015

A gravidez e a maternidade são experiências marcantes para as mulheres. Ainda assim, as mudanças corporais implicadas pelo período de gestação nem sempre são esteticamente agradáveis. Seguir algumas dicas sobre como evitar estrias na gravidez pode ser a solução para manter o corpo bonito e saudável.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as estrias são cicatrizes decorrentes da destruição de fibras elásticas e colágenas na pele. Elas surgem quando o volume corpóreo da pessoa aumenta abruptamente, conforme ocorre na gravidez. Com o ganho de peso, a pele estira e as fibras se rompem: aí, então, surgem as estrias.

Se você quer saber como evitar estrias na gravidez, tenha em mente que certos cuidados podem fazer toda a diferença para evitar o surgimento dessas inimigas da beleza. Há alguns truques que podem ser adotados por todas as mulheres para atenuar o incômodo.

como evitar estrias na gravidez

Manter a pele hidratada ajuda a evitar as indesejadas estrias durante a gravidez. Foto: iStock, Getty Images

Aprenda como evitar estrias na gravidez com alguns cuidados

Relacionamos a seguir pontos que você precisa estar atenta para evitar essas incômodas cicatrizes.

Controle o peso

De acordo com o Instituto de Medicina dos Estados Unidos, a mulher deve engordar entre 11 e 16 quilos no decorrer dos nove meses de gestação. Por isso, é importante controlar o peso durante a gravidez: engordar demais vai estirar ainda mais a pele, aumentando a chance das temidas estrias surgirem.

Manter uma boa alimentação também é um hábito que pode suprimir o aparecimento das cicatrizes. Se você quer saber como evitar estrias na gravidez, uma dica é investir em alimentos como frutas cítricas, nozes, sementes e carnes magras. Eles contêm vitaminas E, C e Zinco, que ajudam a produzir colágeno e fortalecer a pele.


Tome banhos rápidos com água morna

Os banhos muito quentes e demorados ressecam a pele, enfraquecendo a epiderme. Assim, ressecada e desidratada, a pele fica mais propícia ao surgimento de estrias. Portanto, a dica é: tome banhos curtos, de aproximadamente 10 minutos, com água morna. Passar um óleo corporal no banho também ajuda a hidratar o corpo e a prevenir as estrias.

Beba água

O corpo humano possui cerca de 70% de água em sua composição e, por isso, necessita desse líquido para permanecer bem hidratado. Assim, o consumo da água é fundamental para a saúde da pele: ela contribui para manter suas camadas hidratadas, o que ajuda a reforçar a elasticidade e combater o surgimento de estrias.

Use cremes para estrias

Os cremes também são aliados para manter a pele hidratada. É possível apostar em produtos que contenham óleo de amêndoas, pois eles potencializam a hidratação.

Os hidratantes podem ser aplicados três vezes ao dia. Eles são melhor absorvidos pela pele através de massagens em todas as regiões propícias ao surgimento de estrias: coxas, barriga, glúteo e seios, especialmente.

Faça um exercício físico

Quem pensa em como evitar estrias na gravidez deve saber que gestantes podem praticar atividades físicas de leve intensidade, como caminhada, ioga ou pilates. A prática de exercícios ajuda a fortalecer e manter a pele firme, evitando o estiramento que causa as estrias.

Dermatologistas apontam como evitar estrias na gravidez

Mesmo mantendo alguns cuidados, é difícil evitar completamente as estrias. Isso porque fatores genéticos, a idade da gestante e o crescimento da barriga também influenciam no problema.

Assim, para ter um resultado verdadeiramente eficaz, o ideal é consultar um dermatologista. O especialista poderá avaliar especificamente os fatores que poderão ocasionar o surgimento de estrias na sua pele, indicando como evitar estrias na gravidez através de um tratamento adequado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!