Receitas

Conheça 4 maneiras de preparar um bolo de limão

Por Redação Doutíssima 07/05/2015

O bolo de limão é uma daquelas delícias que não podem faltar em um chá com as amigas. Então, que tal ir ao pomar colher alguns limões e depois preparar alguma dessas receitas? Tem para todos os gostos!

Bolo de limão: tire proveito da fruta

O limão é uma fruta poderosa. Ela ajuda a melhorar a digestão e é uma ótima fonte de vitamina C, que dá o pontapé inicial na queima de gordura. A parte verde da casca ainda é rica em óleo essencial, que auxilia no combate ao câncer.

bolo de limão

Bolo de limão pode ser consumido no café da manhã ou da tarde e até na sobremesa. Foto: iStock, Getty Images

 

4 maneiras de preparar bolo de limão

Confira os ingredientes, os sabores e os modos de fazer e escolha qual bolo de limão mais tem a ver com o seu momento. Além de ser um lanche delicioso, o bolo de limão vai perfumar a casa toda com o cheirinho da fruta. Veja as sugestões:

 

1. Bolo de limão fofo

 

Em uma batedeira, bata 160 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente até ficar fofa, o que garante um bolo de limão bem fofo. Em seguida, adicione 2 xícaras de açúcar e bata mais um pouco para incorporar. Continue batendo e, um a um, adicione 4 ovos inteiros.

 

Batendo em velocidade baixa, vá adicionando aos poucos e intercalando 3 xícaras de farinha, 2 colheres de sopa de óleo, 1 xícara de leite e uma pitadinha de sal. Desligue a batedeira e misture à mão 2 colheres de chá de fermento químico em pó e as raspas de dois limões grandes.

 

Leve ao forno preaquecido a 180º C em forma untada e enfarinhada por aproximadamente 45 minutos ou até que o bolo fique dourado

 

bolo de limão 

2. Bolo de limão siciliano

 

Peneire em uma tigela 135 g de farinha de trigo e 5 g de fermento químico em pó. Derreta 75 g de manteiga e misture com 75 g de creme de leite. Bata 175 g de açúcar com 3 ovos até que fique bem fofo e, em seguida, misture com a manteiga e creme de leite.

 

Misture lentamente os secos com a parte úmida e adicione as raspas da casca de 1 limão siciliano. Asse em forma untada com papel manteiga por aproximadamente 30 minutos a 170º C.

 

Para a calda, ferva em uma panela 75 ml de água, 25 ml de suco de limão siciliano, 15 ml de rum e 100 g de açúcar até que o último derreta e se misture com os líquidos. Pincele esta calda assim que o bolo sair do forno, enquanto ainda está quente. 

 

3. Bolo de limão vegano

 

Para o bolo de limão vegano (que não utiliza nenhum ingrediente de origem animal), misture 4 colheres de sopa de óleo vegetal, o suco de 1 limão e meio copo de água. Acrescente nos líquidos 1 xícara de açúcar orgânico, as raspas de 1 limão, 2 xícaras de farinha de trigo e, por último, 1 colher de sopa de fermento químico em pó.

 

Asse em uma forma untada e enfarinhada por 35 minutos ou até espetar um palito e ele sair limpo. Para cobertura, faça um glacê com 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro com o suco de meio limão. Despeje o glacê por cima do bolo todo na hora de servir. 

 

4. Bolo de limão e iogurte

 

Bata no liquidificador 4 ovos, 1 copo de iogurte natural, ½ copo de óleo vegetal, ½ copo de margarina e 1 pacote de gelatina de limão. Em um recipiente, misture os ingredientes batidos no liquidificador com 1 pacote de mistura para bolo sabor limão.

 

Asse tudo em uma forma untada e enfarinhada, em forno médio preaquecido por aproximadamente 40 minutos. Para a cobertura, misture 1 lata de leite condensado com 1 xícara de suco de limão espremido na hora. Depois de colocar a cobertura sobre o bolo já frio e desenformado, raspe a casca do limão por cima para dar um charme a mais.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!