O Dia das Mães está chegando, mas você sabe em qual dos tipos de mãe se enquadra? A verdade é que existem várias características para as mães e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, todas possuem qualidades e são capazes de influenciar positivamente no futuro dos filhos.

 

Quer conhecer um pouco mais sobre os tipos de mãe? Confira abaixo alguns deles e como eles podem ser positivos para o futuro do seu filho.

tipos de mae
A personalidade de cada mãe pode servir como um guia para o futuro dos filhos. Foto: iStock, Getty Images

Conheça 5 tipos de mãe

Para saber em que tipo de mãe você se encaixa, separamos os cinco mais comuns e as respectivas características. Confira:

 

1. Envolvida

A “mãe envolvida” é aquela que se envolve em tudo relacionado a seus filhos, principalmente para passar mais tempo com eles.

 

Não é necessariamente problemático ser esse tipo de mãe. Talvez isso incomode seu filho, mas no futuro ele não poderá reclamar de falta de atenção na infância.

 

2. Perfeccionista

A “mãe perfeccionista” é aquela que exige muito de você. Além disso, é aquela que não admite constrangimentos, sobretudo em público.

 

É possível que esse seja um dos tipos de mãe considerados mais antipáticos, mas há reflexos positivos no futuro dos filhos. Em razão dos parâmetros de criação, seu filho sempre estará tentando fazer as coisas da melhor forma possível.

 

3. Viciada em trabalho

A “mãe empresária” é aquela que está sempre usando um terninho poderoso e que já tinha um telefone celular quando o aparelho era para poucos. Se você é daquelas mães que deixam os filhos um pouco mais cedo no colégio em razão de reuniões, é aqui que você se enquadra.

 

Parece algo muito ruim, mas dentre os tipos de mãe, esse é um dos melhores exemplos que os filhos – principalmente as filhas – podem ter. Mostra que é possível, sim, uma mulher administrar tanto a carreira quanto a família – ideia que há algum tempo atrás não era muito aceita mundo afora.

 

4. Atrasada

A “mãe atrasada” é aquela que simplesmente não consegue cumprir os horários. É provável que as mulheres que se enquadrem nesse tipo de mãe pensem que estão dando um mau exemplo para seus filhos.

Na realidade, porém, o que eles estão criando é um senso único sobre o tempo e a importância de cumprir horários.

 

5. Melhor amiga

A “mãe melhor amiga” é aquela que mantém uma relação bastante aberta com seu filho ou sua filha. É possível conversar sobre tudo, inclusive coisas que as crianças não querem.

 

Importância dos tipos de mãe

Independente do tipo de mãe que se encaixa com a sua personalidade, você é importante para o seu filho – no presente e na vida futura dele. Suas atitudes podem ser um espelho para o adulto que ele vai se tornar.

Por isso, estar presente e dar atenção ao desenvolvimento da criança são fatores importantes para qualquer um dos tipos de mãe. Para você ter ideia, segundo um levantamento realizado pelo site Littlewoods.com, as mães britânicas são as pessoas que respondem mais perguntas por dia.

O levantamento concluiu que as mães de meninas respondem 390 perguntas feitas pelas crianças por dia – os assuntos são os mais variados possíveis. Isso mostra o quanto a mãe é uma figura importante para o desenvolvimento dos filhos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


DEIXE UMA RESPOSTA