Dica do Nutricionista > Slider Home

Conheça 9 benefícios do abacate para a sua saúde

Por Redação Doutíssima 07/05/2015

O abacate é gostoso, mas tem alto teor calórico. E é por isso que ele não está entre os alimentos mais desejados por quem quer manter a dieta. Mas ainda que não seja um amigo da balança, o fruto é muito nutritivo e possui ômega 9, que ajuda a diminuir os níveis de glicose e colesterol ruim (LDL). Veja a seguir outros benefícios do abacate quando consumido de maneira moderada.

9 benefícios do abacate

Diminuição dos sintomas da TPM

O abacate é rico em magnésio e em vitamina B6, que auxiliam, respectivamente, na produção de progesterona e seratonina. Essa composição que dá a fruta propriedades terapêuticas que contribuem para a melhora do humor e assim, proporcionar o alívio em um dos principais sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM): o estresse.

beneficios-do-abacate

Aliado da beleza e da saúde, abacate possui gorduras saudáveis. Foto: iStock, Getty Images

Controle do colesterol ruim

Uma pesquisa realizada pela Pennsylvania State University, nos Estados Unidos, analisou 45 pacientes que foram divididos em dois grupos: um consumiria abacate uma vez por dia e, o outro, não.

Os cientistas observaram os benefícios do abacate para o primeiro grupo e obtiveram dados que demonstravam uma redução de 13,5 mg/dL nos níveis de colesterol ruim, enquanto o outro grupo apresentou uma redução de apenas 8,3 mg/dL.

Todos os pacientes que participaram dessa pesquisa tinham excesso de peso e suas idades variavam entre 21 e 70 anos.

Saciedade e o combate aos radicais livres

Entre os benefícios do abacate, está a saciedade. A fruta é rica em antioxidantes, fibras e gordura insaturada e assim, mantém a sensação de saciedade por mais tempo. Os antioxidantes agem também contra o envelhecimento precoce e ajudam a prevenir o câncer ao combaterem a ação dos radicais livres.

Perda de peso

Pode parecer contraditório, mas o abacate ajuda a perder peso. A maior parte do fruto é composta por gordura, entretanto, o que muita gente não sabe é que essa é uma gordura saudável. O abacate possui ômega 6 e ômega 7, substâncias que ajudam o organismo a se manter equilibrado e a queimar gorduras indesejadas e nada saudáveis.

Mas fique atento: antes de iniciar qualquer tipo de dieta de emagrecimento, é necessário consultar um nutricionista para que sejam avaliadas as reais necessidades do seu organismo.

Propriedade anti-inflamatória

Outro dos benefícios do abacate pouco conhecimentos é a sua ação anti-inflamatória, pois o alimento também é rico em vitamina E, o que faz com que as gorduras assumam essa função.

Bom funcionamento do organismo

A prevenção de cãibras também entra na lista de benefícios do abacate. Além de ser indicado para atletas que desejam evitar esse desconforto, a fruta é recomendada para aqueles que buscam melhorar o desempenho durante a atividade física, já que apresenta em sua composição vitaminas do complexo B.

Hidratação

O abacate cru contém 83% de água, contribuindo assim, para a hidratação do organismo.

Visão

A fruta ainda apresenta em sua composição mais uma vitamina do complexo B, conhecida como riboflavina. Essa substância é importante para a saúde dos olhos, além de ser responsável pela formação de diversas enzimas fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!