Relacionamento

Bigamia pode causar traumas nos envolvidos

Por Redação Doutíssima 08/05/2015

No Brasil, a bigamia (quando a pessoa casa pela segunda vez no civil sem ter dissolvido o casamento anterior) é considerada crime. Mas muito mais do que consequências legais e jurídicas, a prática pode atingir o emocional de famílias inteiras e não somente dos casais envolvidos.

Estar casado com duas pessoas pode ser uma situação sustentável até certo ponto. Há quem consiga manter a bigamia em segredo e parece que tudo pode estar bem. Mas basta que uma das partes descubra para que os problemas realmente tenham início, pois é muito difícil que haja aceitação sobre a a vida dupla do cônjuge.

bigamia

Ainda que cônjuge saiba da vida dupla do companheiro, prática é criminosa. Foto: iStock, Getty Images

Bigamia e desorganização familiar

Com  a revelação da condição de bigamia, inevitavelmente, a família se desorganiza. Há consequências graves diretamente para os filhos, não importa de que lado ou em qual família eles estejam.

“Há uma desorganização porque existe a quebra da confiança e o casal não consegue mais dar o suporte e a segurança que os filhos necessitam”, diz a psicóloga e terapeuta familiar Gisele Becker.

A dor que surge após a descoberta de um traição, afirma Gisele, é um sentimento muito forte, que tem reflexos diretos em todos os membros da família. Vai além da dor do parceiro enganado e chega aos filhos e aos parentes mais próximos com uma força que pode ser extremamente devastadora

“No momento que o parceiro descobre a bigamia, ele se volta muito para os sentimentos que despertam, como raiva, mágoa, tristeza profunda. Com isso, o papel materno ou paterno fica em segundo plano, provocando o sofrimento dos filhos. Todos os envolvidos entram em sofrimento”, destaca a terapeuta familiar.

Nesse contexto, de acordo com Gisele, o acolhimento emocional deve ser priorizado e é aí que profissionais especializados podem contribuir. “Existem dois caminhos nesse caso de vida dupla: o tratamento emocional e a assessoria jurídica”, complementa.

A bigamia do ponto de vista legal

É importante esclarecer aqui o conceito de bigamia. Há quem confunda com traição. O fato de um dos parceiros manter uma relação paralela, um amante, sem ter um compromisso ou casamento no civil, não o torna bígamo.

O Código Penal Brasileiro define bigamia como crime quando o indivíduo se casa novamente, mesmo sabendo que seu casamento anterior ainda é válido perante a lei. A pessoa que procede dessa forma está sujeito à prisão. Ainda que prove que o segundo cônjuge tinha conhecimento da primeira união, estará sujeito à pena.

Assim, a bigamia só pode ser vista como crime se as duas uniões tiverem ocorrido no civil. O conceito não vale caso um casamento tenha sido no civil e outro em cerimônia religiosa. Perante a lei, o casamento religioso, por si só, não tem valor legal.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!