Clínica Geral

Como fazer limpeza de pele em casa

Por Redação Doutíssima 08/05/2015

Você sabe como fazer limpeza de pele em casa? Os cuidados com a pele, muitas vezes, são deixados de lado por falta de tempo na correria do dia a dia ou, até mesmo, por ausência de informação. Entretanto, preocupar-se com a saúde do seu rosto é importante para evitar acúmulo de sujeira e outros problemas.

 

A limpeza é um passo fundamental nos cuidados periódicos com a aparência. A pele precisa se renovar para manter o viço, por isso, é tão importante saber como fazer limpeza de pele em casa.

como fazer limpeza de pele

A limpeza de pele é importante para retirar impurezas que ficam acumuladas na pele. Foto:iStock, Getty Images

Importância e como fazer limpeza de pele

Primeiro, entenda que segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a limpeza de pele é importante para evitar acúmulo de oleosidade, maquiagem e poluentes do ar. A falta de cuidado com a pele pode favorecer o entupimento de poros e aparecimento de cravos e espinhas.

Assim, a limpeza de pele é capaz de remover a sujeira mais profunda, aquela que o cuidado diário com sabonete específico não remove. As impurezas que se acumulam em camadas mais profundas só podem ser exterminadas com uma higiene mais pesada.

Aprendendo corretamente como fazer limpeza de pele, você também vai promover a renovação celular das camadas superficiais, ao remover células mortas. Retirando essas células, há um estímulo para que novas sejam produzidas, renovando a pele como um todo.

Mais dicas sobre como fazer limpeza de pele

A limpeza pode ser feita em casa ou com um profissional da área de estética e saúde. Todos os métodos para fazer limpeza de pele funcionam muito bem para remover os danos causados pelo dia a dia, mas não é indicada quando existe uma condição específica, como manchas e acne severa.

A limpeza feita por um profissional tem maior poder de remover impurezas e minimizar danos, mas ela é bastante invasiva e não deve ser feita com frequência.

Ao buscar soluções para manchas ou acne, é preciso conversar com o profissional que vai realizar o procedimento para saber quais os resultados possíveis. Nesses casos, a limpeza caseira pode causar danos nas regiões atingidas, por isso ela não é recomendada.

Limpeza de pele caseira

O primeiro passo para fazer limpeza de pele em casa é abrir os poros para que fique mais fácil remover de as sujeiras. Coloque água quente em um recipiente e deixe o rosto bem próximo da água, sem encostar.

Agora é hora de esfoliar a pele do rosto com um produto industrializado ou com um esfoliante caseiro, feito com mel (quatro colheres de sopa) e açúcar (duas colheres de sopa). Seja delicada na esfoliação, esfregue levemente o rosto com movimento circulares. Tente não esfoliar nas áreas com inflamações.

O próximo passo da limpeza de pele é repor nutrientes que estimulem a renovação celular. Procure máscaras específicas para o seu tipo de pele. As de algas e de argila são as mais fáceis de encontrar nas prateleiras de lojas especializadas.

Após remover a máscara de tratamento, aplique um hidratante também específico para seu tipo de pele. Fazer uma massagem ao passar o creme relaxa a musculatura, diminuindo a profundidade das rugas. Após o creme, se for sair na rua, não se esqueça do filtro solar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!