Tudo bem que cuidar da casa, cozinhar, lavar e passar, principalmente quando se trabalha fora, não é a missão que você sonhou desempenhar a vida toda. Fazer faxina cansa, e muito. Mas já parou para pensar nas compensações que essas tarefas, por vezes árduas, podem ter? E que você pode gastar calorias e emagrecer em casa?

Basta aprender como tirar proveito da empreitada cansativa. Afinal, a menos que você ache alguém, e pague por isso, para dar conta da organização e limpeza do lar, não há como escapar. Então, arregace as mangas e enfrente a próxima faxina com mais otimismo e veja como emagrecer em casa.

emagrecer em casa
Para tornar as tarefas domésticas mais atrativas, lembre-se que elas ajudam a queimar calorias. Foto: iStock, Getty Images

Quem ensina é a educadora física Vanessa Veiga Martinus Korkiskis, que atua na rede Just Fit, na unidade de Diadema (SP). Primeiro, ela explica que a queima de calorias a partir de um dia de limpeza, está relacionada à intensidade e tempo em que são feitas as tarefas.

É claro que o gasto calórico vai depender do metabolismo basal de cada pessoa, ou seja, o consumo calórico individual em repouso. “Isso tem interferência na quantidade de massa muscular que a pessoa tem, quanto mais músculos, mais rápido fica o metabolismo, acelerando assim o consumo calórico”, comenta Vanessa.

Veja como emagrecer em casa

Apesar da importância dessa relação, o certo é que há, sim, perda calórica cada vez que você varre o chão ou passa roupa. Emagrecer em casa pode ser divertido e a educadora física mostra como isso pode acontecer. Acompanhe a seguir como você pode emagrecer em casa de acordo com a atividade doméstica que for desenvolver.

– Passar aspirador de pó por 1 hora – 350 calorias

– Lavar roupa por 1 hora – 330 calorias

– Lavar janelas por 1 hora – 260 calorias

– Passar roupa por 1 hora – 230 calorias

– Varrer a casa por 1 hora – 200 calorias

 

Os números apresentados por Vanessa acima são variáveis, mas ela explica que em uma intensidade de média à alta por cerca de 30 a 40 minutos, onde a frequência cardíaca se mantenha elevada, com curtos momentos de descanso, ocorre um gasto calórico significativo.

Emagrecer em casa e outro aspectos

Junto ao desempenho de atividades domésticas para emagrecer em casa, Vanessa ressalta que é preciso cuidar da alimentação, ingerir água e buscar orientação profissional. Nenhum esforço físico deve ser demasiado, especialmente sem o acompanhamento de um médico ou educador físico.

Não de se pode esquecer, ainda, o uso de roupas adequadas. Mesmo para a faxina da casa, use peças que facilitem o deslocamento e a flexibilidade, e tênis adequado contra impacto ou escorregões. Esses cuidados evitam possíveis lesões nos joelhos, tornozelos e quadril.

 

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