Para combater o frio no inverno, nada melhor do que uma xícara de chá de gengibre. Com altos níveis de vitamina C, magnésio e outros minerais, a raiz de gengibre é extremamente benéfica para a saúde, principalmente para o sistema imunológico. Porém, o uso deve ser feito com cuidado por algumas pessoas.

 

Benefícios do chá de gengibre

Os extratos dessa raiz são capazes de levar à transpiração, o que ajuda a desintoxicar o corpo e, além disso, fornece um impulso geral para o sistema imunológico. O gengibre é riquíssimo em gingerol, elemento um tanto quanto útil no tratamento de osteoartrite e artrite reumatoide, segundo informações da Universidade de Maryland Medical Center.

 

Os primeiros estudos têm mostrado que o gengibre pode ser eficaz, também, para ajudar no controle dos níveis de colesterol e prevenir coágulos sanguíneos em potencial. Outro dos benefícios mais conhecidos é a sua capacidade para combater a náusea. Beber uma xícara de chá de gengibre antes de viajar é capaz de ajudar a prevenir náuseas e vômitos.

chá de gengibre
Chá de gengibre é rico em antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico. Foto: iStock, Getty Images

Vitaminas, minerais e aminoácidos do gengibre ainda ajudam a restaurar e a melhorar a circulação sanguínea, e isso talvez diminua consideravelmente as chances de problemas cardiovasculares. O gengibre pode evitar o depósito nas artérias, prevenindo assim a ocorrência de ataques cardíacos e derrames.

 

Além disso, a raiz auxilia no fortalecimento da imunidade principalmente em razão dos altos níveis de antioxidantes nela presentes. Vale dizer, ainda, que muitas pessoas bebem chá de gengibre acreditando que ele ajuda a prevenir o câncer.

 

Estudos comprovam outros benefícios

Um estudo realizado na escola de medicina da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriu que o gengibre ajudou a reduzir os marcadores de inflamação no cólon em um período reduzido, de um mês. A pesquisa foi publicada na revista Cancer Prevention Research.

 

Outro levantamento, envolvendo 74 voluntários e feita na Universidade da Georgia, também nos Estados Unidos, concluiu que a suplementação de gengibre, tomada todos os dias, reduziu a dor muscular induzida pelo exercício em 25%.

 

Além disso, o gengibre pode ajudar a diminuir os sintomas de dores menstruais, segundo pesquisadores da Universidade Islâmica Azad, no Irã, em pesquisa publicada no Journal of Pakistan Medical Association,

 

Como preparar o chá de gengibre

Agora que você já conhece os benefícios, veja como é fácil preparar um chá de gengibre.

 

Ingredientes:

 

1 colher de sopa de gengibre fresco ralado

2 xícaras de água filtrada

1 colher de sopa de mel

Suco de ½ limão

 

Modo de preparo:

 

Colocar a água para ferver em uma panela. Depois, adicionar o gengibre. Cubra-o e deixe ferver por 15 minutos. Coe o chá. Adicione o mel e o limão a gosto.

 

Cuidados com o uso do chá de gengibre

É raro ver efeitos colaterais no gengibre. Em doses elevadas, porém, é capaz de causar leve azia, diarreia e irritação na boca. Além disso, pessoas com cálculos biliares devem consultar um médico antes de ingerir gengibre.

Isso vale também para mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com problemas cardíacos ou com diabetes, que não devem tomar gengibre sem recomendação médica. Não tome chá de gengibre se você tem um distúrbio de sangramento ou se você estiver tomando medicamentos para afinar o sangue, incluindo a aspirina.

 

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