Remédios Caseiros

Confira 5 receitas de remédio caseiro para gripe

Por Redação Doutíssima 09/05/2015

Dor de cabeça, desânimo, tosse e espirros. Vai um remédio caseiro para gripe aí? Com a variação de temperatura que marca o outono, logo sentimos os efeitos em nossa saúde. Quando estas condições atacam, nada melhor do que ficar em casa e ter uma solução à mão para atacar os sintomas.

 

A gripe é uma doença infecciosa viral, que afeta o sistema respiratório superior, incluindo pulmões, garganta e nariz. É um dos problemas de saúde mais comuns e atinge pessoas em todo o mundo.

remedio-caseiro-para-gripe

Soluções caseiras podem ajudar a vencer a gripe, mas procurar médico é importante. Fotos: Shutterstock

Remédio caseiro para gripe ou resfriado?

Antes de pensar na solução do problema, é importante saber do que se trata. Afinal, você vai preparar um remédio caseiro para gripe ou para um resfriado? Fica a dica: eles não são a mesma coisa.

Resfriados e gripes são causados por vírus. Existem mais de 200 vírus do resfriado comum e três tipos de vírus da gripe. Eles são transmitidos através de gotículas da tosse ou espirro de pessoa infectada. Os vírus também podem ser contraídos por dedos ou superfícies, se houver gotículas infectadas sobre elas.

 

Inicialmente, a gripe parecer um resfriado comum – há corrimento nasal, espirros e dor de garganta. Resfriados, porém,se desenvolvem lentamente, enquanto a gripe aparece subitamente. Embora um resfriado possa ser um incômodo, você geralmente se sente muito pior com a gripe. Os sintomas da gripe incluem:

– Febre acima de 38 C°

– Dores musculares, especialmente em suas costas, braços e pernas

– Calafrios e suores

– Dor de cabeça

– Tosse seca

– Fadiga e fraqueza

– Congestão nasal

 

remédio caseiro para gripe

Como fazer um remédio caseiro para gripe

Você pode preparar um remédio caseiro para gripe, se souber escolher os ingredientes certos. Mas vale o alerta: como em qualquer questão de saúde, não confie apenas nas soluções feitas em casa. Procure orientação médica sempre.

Para fazer o remédio, conheça cinco opções:

 

1. Mel

remedio-caseiro-para-gripe

É conhecido por estimular o sistema imunológico e reduzir os sintomas da gripe comum. Possui propriedades antibacterianas e antimicrobianos. Para enfrentar a gripe, tome uma colher de sopa de mel com um copo de água várias vezes ao dia.

 

2. Limão

remedio-caseiro-para-gripe

Tem ação antibacteriana, antiviral, antifúngica e propriedades anti-inflamatórias, que funcionam em conjunto para enfraquecer o vírus e os seus sintomas irritantes. Basta espremer um limão em um copo de água morna e beber. Faça isso três ou quatro vezes por dia até que os sintomas diminuem.

 

3. Gengibre

remedio-caseiro-para-gripe

É um remédio natural e popular para muitos problemas de saúde, incluindo a gripe. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico para lutar contra os vírus que causam a gripe.

Faça o chá de gengibre, adicionando meia colher de gengibre fresco ralado para uma xícara de água fervente e deixe em infusão por alguns minutos. Adicione um pouco de mel e pronto. Beba de três ou quatro vezes por dia.

 

4. Alho

remedio-caseiro-para-gripe

É um remédio caseiro para gripe que pode fazer maravilhas por sua ação antiviral natural, antifúngica, antisséptica e antibacteriana. Pique ou esmague dois ou três dentes de alho fresco e coloque-os em um copo de água quente. Deixe em infusão por 10 minutos, coa e beba como um chá. Faça isso três ou quatro vezes por dia.

 

5. Suco de laranja

remedio-caseiro-para-gripe

A ingestão insuficiente de água durante a gripe causa desidratação. O suco de laranja é rico em vitamina C, que estimula o sistema imunológico e aumenta a produção de células brancas do sangue para combater a infecção. Opte por suco de laranja fresco em vez de versões industrializadas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!