Receitas

Aprenda a fazer uma prática e saudável salada caesar

Por Redação Doutíssima 11/05/2015

Uma alimentação balanceada é essencial para a saúde do corpo. Mas se você pensa que comer salada é um sacrifício, saiba que há várias receitas deliciosas nas quais é possível apostar. A salada caesar é umas delas.

A receita tradicional é preparada com alface romana, croutons e molho inglês, além de temperos como azeite de oliva e suco de limão. Entretanto, por ser uma das saladas mais adoradas do século, restaurantes do mundo inteiro já criaram outras versões ainda mais incrementadas.

Historicamente, acredita-se que a salada caesar tenha sido inventada no México. O intuito de sua criação foi apresentar uma alternativa diante da crise econômica, que culminou na falta de ingredientes para pratos mais elaborados. Assim, misturando especiarias básicas da cozinha, surgiu a receita da caesar.

salada caeser

Croutons, molho inglês e alface são ingredientes indispensáveis da salada caesar. Foto: iStock, Getty Images

Saiba quais são os benefícios da salada caesar

A salada caesar é uma ótima aliada de quem quer perder peso. Dependendo dos ingredientes que você utilizar, a caesar pode ser uma refeição completa. As folhas de alface e vegetais incluídas nela proporcionam ferro, vitaminas, fibras e proteínas ao organismo.

Mas é claro que todo o diferencial da caesar provém dos ingredientes adicionais. As receitas mais atuais fornecem todas as calorias necessárias para uma refeição principal, incrementando a salada com molho inglês à base de maionese, parmesão e creme de leite.

Quem quiser evitar as calorias extras do molho, também tem a opção de dar mais sabor à caesar acrescentando frango grelhado, fonte de carboidratos leves e proteínas. Os temperos adicionais, como pimenta do reino e alho, possuem antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres, responsáveis por causar doenças no corpo.

 

Veja como fazer uma salada caesar em casa

Além de todos os benefícios proporcionados ao organismo, a salada caesar possui outra vantagem: é prática e fácil de fazer em casa. Por ser um prato já difundido na cultura americana, há várias receitas disponíveis. Mas a caesar tradicional continua sendo uma das melhores. Confira como preparar:

Ingredientes para a salada:

Queijo parmesão fatiado (opcional)

100 g de filé de frango grelhado, cortado em cubos

100 g de alface americana

Croutons a gosto

Ingredientes para o molho (opcional):

 

250 g de maionese

250 g de azeite de oliva

250g de creme de leite

100g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

 

Com todos os ingredientes à disposição, é fácil preparar a salada caesar. Para que o prato fique bem fresquinho, lave bem as folhas de alface americana e coloque em uma tigela. Em seguida, espalhe o frango grelhado em cubos por cima.

 

Para preparar o molho, basta misturar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que a consistência fique homogênea. Por fim, é só derramar o molho por cima da salada com frango e, para finalizar, colocar as tiras de parmesão fatiado e os croutons  por cima. Voilà!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!