Receitas

Da natureza para a cozinha: aprenda a fazer risoto de cogumelos

Por Redação Doutíssima 11/05/2015

Você já experimentou um risoto de cogumelos quentinho, acompanhado de um delicioso vinho? Criado no século XVI, na Itália, o risoto é um prato muito versátil e fácil de fazer. Além disso, os cogumelos podem dar a esse prato um sabor exótico e sofisticado, sendo uma ótima opção para receber amigos ou para um jantar romântico.

 

Mas você sabe quais cogumelos usar? Alguns podem ser um pouco perigosos, por isso, é bom ter cuidado na escolha.

risoto de cogumelos

Risoto preparado com cogumelos pode ser ótima opção para jantares românticas. Foto: iStock, Getty Images

Risoto de cogumelos: como escolher os ingredientes

Para preparar o seu risoto de cogumelos, é possível usar qualquer tipo de cogumelo comestível. Porém, é preciso ter muito cuidado na escolha, já que alguns podem ser perigosos à saúde.

 

A melhor alternativa para fazer risoto de cogumelos é comprar um em bom supermercado ou loja de produtos naturais de sua confiança, e jamais usar cogumelos que você mesmo encontre na natureza, exceto se você conhecer as suas ações no organismo.

 

Os cogumelos funghi e shitake são os mais fáceis e seguros, e você pode facilmente encontrá-los em vários locais. Mas opte por cogumelos que estejam firmes e limpos, e não use qualquer tipo de cogumelo enrugado ou que tenha pequenos pontos molhados.

Além disso, segundo informações da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), os cogumelos comestíveis – como o shitake – possuem substâncias que podem prevenir doenças cardiovasculares e infecções.

 

risoto de cogumelos 

Receita de risoto de cogumelos

Confira uma receita do risoto de cogumelos para preparar em sua casa.

Ingredientes:

100g de cogumelos secos (funghi ou qualquer outro de sua preferência)

1 cubo de caldo de legumes

2 colheres de sopa de azeite

1 cebola bem picadinha

2 dentes de alho, finamente picado

300g de arroz para risoto

175ml de vinho branco

25g de manteiga

Folhas de salsa

50g queijo parmesão ou grana padano, ralado na hora

Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

Para fazer o risoto de cogumelos, coloque os cogumelos secos em uma tigela grande e despeje sobre eles um litro de água fervente. Deixe de molho por 20 minutos, depois escorra em uma tigela o liquido, e dissolva o cubo de caldo para o líquido de cogumelos. Em seguida, aperte os cogumelos suavemente para remover qualquer líquido. Pique-os.

 

Aqueça o óleo em uma panela rasa ou panela de fritar em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e, em seguida, frite por cerca de cinco minutos até ficarem macios. Mexa os cogumelos, tempere com sal e pimenta e continue a cozinhar por oito minutos.

 

Coloque o arroz na panela e cozinhe por um minuto. Despeje o vinho e deixe assim até que o álcool evapore. Mantenha a panela em fogo médio e despeje um quarto do caldo de cogumelos. Cozinhe o arroz, mexendo sempre, até que ele tenha absorvido todo o líquido.

 

Adicione aproximadamente a mesma quantidade de caldo, deixe fervendo e continue mexendo – ele deve começar a ficar cremoso, gordo e macio. Na terceira vez que ficar assim, o arroz deve estar quase cozido.

 

Continue mexendo até que o arroz esteja completamente cozido. Se o arroz ainda está mal cozido, é possível adicionar um pouco de água. Tire a panela do fogo, e por fim, adicione a manteiga e espalhe mais de metade do queijo e a salsa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!