Receitas > Slider Home

Receita de sushi é opção saudável e nutritiva

Por Redação Doutíssima 11/05/2015

Muitas pessoas acham que uma receita de sushi é difícil de reproduzir em casa. Entretanto, escolhendo os ingredientes corretos, em pouco tempo é possível fazer essa maravilha da culinária japonesa, que irá agradar a todos. Veja como esse prato cheio de tradição e que usa poucos ingredientes pode ser feito.

 

Receita de sushi faz bem para a saúde?

Existem muitos tipos de receita de sushi e devido a essa diversidade, o valor nutricional de um para o outro pode variar. Em geral, o peixe é uma fonte magra de baixas calorias e proteína de alta qualidade.

receita de sushi

Sushi pode ser uma opção nutritiva e saborosa ao escolher os ingredientes certos. Foto: iStock, Getty Images

Também é baixo o seu teor de gorduras saturadas e colesterol, tornando-se uma escolha alimentar saudável para o coração.

 

O salmão é especialmente elevado em ômega-3 e ácidos graxos, que estão ligados à melhoria dos níveis de colesterol, diminuição da pressão arterial e diminuição do risco de ritmos cardíacos anormais.

 

As folhas finas de algas, ou nori, contêm poderosos minerais. O iodo, por exemplo, essencial para a função hormonal adequada, é abundante nesse mar seco vegetal.

 

Para aumentar sua ingestão de fibras, prefira receita de sushi com legumes e frutas. O molho wasabi contém antioxidantes e gengibre em conserva, e é um agente antimicrobiano e antiviral.

 

Entretanto, não exagere no shoyu ao consumir uma receita de sushi. Segundo um estudo realizado pela Proteste, apenas uma colher (sopa) desse molho contém quase toda a quantidade de sódio que um indivíduo adulto pode ingerir no almoço. O que pode fazer mal ao organismo.

 

Receita de sushi

Confira uma receita de sushi para fazer em casa e se deliciar. Você vai precisar de uma esteira de bambu para sushi.

Ingredientes:

Arroz:

2 xícaras de grão curto japonês

4 colheres (sopa) vinagre de arroz

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de sal

 

Sushi:

1 pepino japonês cortado em tiras

200 gramas de salmão cortado em tiras

5 folhas de alga nori

Wasabi (opcional)

 

Modo de preparo:

 

Para fazer o arroz do sushi, lave o arroz em uma peneira até que a água fique quase transparente. Escorra e cozinhe em uma panela com água.

 

Em uma tigela pequena, misture vinagre, açúcar e sal juntos. Quando o arroz estiver pronto, despeje-o em uma tigela grande e cubra com a mistura de vinagre.

 

Depois, coloque uma folha de nori sobre a esteira de bambu. Espalhe 1/2 xícara de arroz sobre a superfície do nori, deixando cerca de duas polegadas de nori na borda.

Pressione o arroz com firmeza, coloque o salmão e o pepino em cima do arroz. Comece a enrolar, usando a esteira para pressionar o rolo de sushi com firmeza.

 

Quando a nori estiver toda enrolada, mergulhe uma faca em água, e corte o rolo em seis pedaços.

 

Sushi para iniciantes

Os japoneses têm comido sushi durante séculos, mas a iguaria que conhecemos hoje surgiu como uma opção de fast-food em Edo, no Japão, em meados do século IXX. As pessoas comiam com as mãos ou levavam como lanche quando iam ao teatro.

Em restaurantes de sushi, hoje em dia, são comuns dois tipos principais do prato – niguiri e maki.

O niguiri consiste em arroz e um pedaço de peixe. A esteira de bambu pequena e fina é usada para enrolar maki, um cilindro de arroz enrolado em alga nori com um pouco de peixe ou outro recheio no meio.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!